Conservadorismo e feminismo: representações da mulher em tirinhas de Mafalda
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8354132Resumo
Este trabalho propõe-se a analisar as práticas discursivas nas tirinhas de Mafalda, produzidas pelo humorista gráfico argentino Quino, que envolvem uma reflexão acerca do papel da mulher na sociedade, da ideologia e do humor presentes nesse processo. O corpus deste trabalho é composto por tirinhas de Mafalda retiradas do livro Toda Mafalda (2003). Para isso, serão analisados os enunciados das personagens Raquel, Mafalda e Susanita que, apesar de manterem um vínculo de amizade ou parentesco, possuem discursos e ideologias diferentes, pretende-se compreender as ideologias e representações da mulher na sociedade presentes no corpus, e analisar como o humor constrói efeitos de sentido. A análise foi desenvolvida à luz da Análise do discurso fundada por Michel Pêcheux. Alguns conceitos como o de formação discursiva, feminismo e machismo, do imaginário sobre a mulher, bem como a ideologia, o deslizamento de sentidos e a metáfora foram trabalhados também. É importante salientar que, mesmo sendo produzidas nos anos 60 e 70, as tirinhas de Mafalda não deixaram de ser relevantes e atuais. Nas conclusões discutimos os problemas de uma visada sobre o aparelho ideológico família a partir do funcionalismo sociológico.
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