O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8408955
Palavras-chave: Ensino, Humor, Escola

Resumo

São muitos os trabalhos teóricos que buscam refletir sobre as práticas pedagógicas de professores. Dentre eles, é frequente a indicação de problemas de concentração e também de motivação dos alunos em sala, na maioria das vezes causa e consequência de aulas monótonas que acabam não produzindo um bom rendimento do conteúdo disciplinar desenvolvido. Em vista disso, educadores buscam novas formas de tornar as aulas mais agradáveis e dinâmicas com a presença do humor como umas das estratégias frequentemente estudadas. Entretanto, o humor ainda é motivo de discussão dadas as diversas problemáticas que o envolvem e também a forma pela qual é abordado dentro de sala de aula. Para buscar responder à demanda do uso do humor em sala de aula, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica centrada no levantamento de contribuições de autores que vêm estudando esse tema, sua problemática e também sua aplicabilidade a diferentes disciplinas a fim de tecer um panorama do assunto que possa servir de base a pesquisas futuras. Durante a pesquisa, verificou-se que essa estratégia, se bem empregada, é bastante benéfica para o estreitamento de vínculos entre aluno e professor, para a efetivação da aprendizagem ou simplesmente para um alívio da tensão dentro de sala de aula. Além disso, também é bastante aceita pelos alunos. No entanto, há que se atentar para os limites de seu uso em atividades pedagógicas.

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Biografia do Autor

Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP, possui pós-doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP) e em Letras (UPM). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina no PROFLETRAS, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, mídia, humor, jogos pedagógicos, ensino, escrita acadêmica, análise e produção de material didático e ensino de português como língua materna e não materna.

Érica Milani Dellai, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Letras Português na Universidade Federal de Santa Catarina, participou como voluntária
de Iniciação Científica no projeto “O Humor como dispositivo didático-pedagógico para o ensino de línguas”. Atualmente faz parte do projeto “Formação continuada para professores Rikbaktsa” e do projeto de pesquisa intitulado "Indefiniteness across languages" onde estuda a língua Rikbaktsa (Macro-Jê).

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Publicado em

29 de dezembro de 2021

Como Citar

VASCONCELOS, S. I. C. C. de; DELLAI, Érica M. O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 4, p. 181–203, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.8408955. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1347. Acesso em: 24 dez. 2024.

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