O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8408955
Mots-clés : Ensino, Humor, Escola

Résumé

São muitos os trabalhos teóricos que buscam refletir sobre as práticas pedagógicas de professores. Dentre eles, é frequente a indicação de problemas de concentração e também de motivação dos alunos em sala, na maioria das vezes causa e consequência de aulas monótonas que acabam não produzindo um bom rendimento do conteúdo disciplinar desenvolvido. Em vista disso, educadores buscam novas formas de tornar as aulas mais agradáveis e dinâmicas com a presença do humor como umas das estratégias frequentemente estudadas. Entretanto, o humor ainda é motivo de discussão dadas as diversas problemáticas que o envolvem e também a forma pela qual é abordado dentro de sala de aula. Para buscar responder à demanda do uso do humor em sala de aula, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica centrada no levantamento de contribuições de autores que vêm estudando esse tema, sua problemática e também sua aplicabilidade a diferentes disciplinas a fim de tecer um panorama do assunto que possa servir de base a pesquisas futuras. Durante a pesquisa, verificou-se que essa estratégia, se bem empregada, é bastante benéfica para o estreitamento de vínculos entre aluno e professor, para a efetivação da aprendizagem ou simplesmente para um alívio da tensão dentro de sala de aula. Além disso, também é bastante aceita pelos alunos. No entanto, há que se atentar para os limites de seu uso em atividades pedagógicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP, possui pós-doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP) e em Letras (UPM). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina no PROFLETRAS, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, mídia, humor, jogos pedagógicos, ensino, escrita acadêmica, análise e produção de material didático e ensino de português como língua materna e não materna.

Érica Milani Dellai, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Letras Português na Universidade Federal de Santa Catarina, participou como voluntária
de Iniciação Científica no projeto “O Humor como dispositivo didático-pedagógico para o ensino de línguas”. Atualmente faz parte do projeto “Formação continuada para professores Rikbaktsa” e do projeto de pesquisa intitulado "Indefiniteness across languages" onde estuda a língua Rikbaktsa (Macro-Jê).

Références

ABU BAKAR, Farhana. The use of humour in teaching and learning in higher education. 2018. 193 f. Tese (Doutorado em Filosofia). University of Otago, Dunedin-New Zealand, 2018. Disponível em: https://ourarchive.otago.ac.nz/handle/10523/8238. Acesso em: 5 mar. 2021.

ALBERTI, Verena. O riso e o risível: na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar e Ed. FGV, 1999.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. Tradução de Iara Frateschi Vieira. São Paulo/Brasília: HUCITEC, 1999.

BENEDICTO, Erik Ceschini Panighel. Humor no ensino de química. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Química Analítica e Inorgânica). Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-24022014-114947/pt-br.php. Acesso em: 5 mar. 2021.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

CONSULTOR Jurídico. Professor é condenado por fazer piada racista. Revista Consultor Jurídico, [s. l.], 18 maio 2009. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2009-mai-18/professor-condenado-piada-racista-sala-aula. Acesso em: 25 jun. 2019.

ENCICLOPÉDIA BARSA UNIVERSAL. Riso. In: Enciclopédia Barsa Universal. São Paulo: Planeta, 2010. v. 15, p. 5258.

ENGRÁCIO, Handerson Aguiar. O humor na educação. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia) – Universidade Aberta, Lisboa-Portugal, 2008.

FONTES, Marcela Goulart. Riso, humor e resistência na escola pública de ensino fundamental: a perspectiva dos alunos. 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei – MG, 2014.

FREUD, SIGMUND. Obras completas. O chiste e sua relação com o inconsciente (1905). Tradução de Fernando Costa Mattos e Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

G1. Suposta piada machista de professor repercute em universidade do RS. G1, Rio Grande do Sul, 24 abr. 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/04/suposta-piada-machista-de-professor-repercute-em-universidade-do-rs.html. Acesso em: 25 jun. 2019.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

JOSÉ, Helena Maria Guerreiro. Resposta humana ao humor: quando o humor integra o agir profissional dos enfermeiros. 2008. 319 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008. Disponível em: https://bdlb.bn.gov.br/acervo/handle/20.500.12156.3/180702. Acesso em: 5 mar. 2021.

LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. Tradução de Luiz Aparecido Caruso. 2. ed. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1974. t. 1.

LIMA, Bruno Oliveira de. Humor e teoria de flow: uma forma inovadora de ensinar biologia. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3198. Acesso em: 5 mar. 2021.

MARLOW, Rosani Muniz. Piada em sala de aula é coisa séria: o potencial dos textos chistosos para o ensino de língua portuguesa. PERcursos Linguísticos, Vitória-ES, v. 7, n. 15, p. 55-73, 2017. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15597/11992. Acesso em: 11 jun. 2019.

MICHAELIS. Riso. Dicionário on-line Michaelis, [s.l.], 2019. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/riso/. Acesso em: 10 jun. 2019.

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Tradução de Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.

OTTONI, Maria Aparecida Resende. Os gêneros do humor no ensino de língua portuguesa: uma abordagem discursiva crítica. 2007. 399 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1999. Acesso em: 5 mar. 2021.

POSSENTI, Sírio. O humor e a língua. Ciência Hoje, [s.l.], v. 30, n. 176, p. 72-74, 2001. Disponível em: http://aescritanasentrelinhas.com.br/wp-content/uploads/2009/02/o-humor-e-a-lingua-texto.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019.

POSSENTI, Sírio. Os limites do humor. Letras, Santa Maria, n. 26, p. 103-110, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11885/7312. Acesso em: 11 jun. 2019.

PROPP, Vladmir. Comicidade e Riso. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Homero de Freitas de Andrade. São Paulo: Ática, 1992.

SANTOS, Clediane Aparecida Ferreira dos. Contos de humor como instrumento para desenvolver a compreensão leitora e a produção textual. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções Didático-pedagógicas. Paraná: Secretaria de Educação, 2013. v. 2, p. [1-21].

SANTOS, Hélio de Sant’Anna dos. A contribuição do trabalho com o humor para o ensino de língua portuguesa. Miscelânea, Assis, v. 8, p. 226-239, jul./dez. 2010. Disponível em: http://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/658/623. Acesso: 12 jun. 2019.

SILVA, Kamylla Rodrigues Pereira da; CAMPOS, Rafael dos Santos. Risos consentidos: o ato de rir no processo ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1., 2014, Campina Grande – PB. Anais I CONEDU. Campina Grande-PB: Editora Realize, 2014, p. [1-5]. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7932. Acesso em: 24 jun. 2019.

SOUSA, Luis Manuel Mota. Benefícios do humor na saúde: revisão sistemática de literatura. Enformação, Portugal, p. 22-32, jan./jun., 2016. Disponível em: http://repositorio.chlc.min-saude.pt/bitstream/10400.17/2584/1/enformacao_07_2016%2022%2032.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019.

SOUZA, Fabio Marques de. A análise e a produção de memes como atividade mediadora do complexo processo de ensino-aprendizagem de inglês. In: SOUZA; Fábio Marques de; SANTOS, Geyza de Freitas. Velhas práticas em novos suportes? As tecnologias digitais como mediadoras do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. São Paulo: Mentes Abertas, 2019. p. 113-121.

SOUZA, Fabio Marques de; NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo; LIMA JÚNIOR, Celso José Os memes como possíveis mediadores do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. In: SOUZA, Fabio Marques de et ali. (Orgs). Ensino de línguas na contemporaneidade: culturas, tecnologias e alteridades. São Paulo: Mentes Abertas, 2019. p: 97-114.

DE JULHO NOTÍCIAS. Acadêmicas da Ufac protestam contra professor que faz piadas machistas dentro de sala de aula. Ufac, Acre, 13 jul. 2016. Disponível em: http://www2.ufac.br/site/noticias/ufac-na-imprensa/edicoes-2016/07-julho/academicas-da-ufac-protestam-contra-professor-que-faz-piadas-machistas. Acesso em: 25 jun. 2019.

Publiée

décembre 29, 2021

Comment citer

VASCONCELOS, S. I. C. C. de; DELLAI, Érica M. O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 4, p. 181–203, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.8408955. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1347. Acesso em: 23 nov. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice