Palavras ou expressões que se perderam [ou não] em meio à escrita: Um ensaio sobre o escrever

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8364554
Palavras-chave: Escrever, Docência, Cartografia, Ensino

Resumo

Antes de tudo é bom salientar a intenção deste texto, deste ensaio que tenta organizar o caos de pensamento de um professor, um pesquisador. Um poeta andarilho que escapa em seu professorado e também de sua pesquisa a partir do ato de escrever, buscando operar um método cartográfico de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Luis Goulart Campello, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Pai, poeta, professor e pesquisador. Mestre em Artes Visuais e inquieto.

Ursula Rosa da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, atuando nesta universidade desde 1995. Possui
Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em História pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPEL/2009). Atualmente é vice-reitora da UFPel, foi Diretora do Centro de Artes da UFPel, de 2013 a 2021. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética.

Referências

DELEUZE, G. As dobras do lado de dentro de pensamento (subjetivação). In: Foucault. São Paulo: Editora Brasiliense, 2005b.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2005a.

DELEUZE. O Abecedário de Gilles Deleuze. Descrição de entrevista realizada por Claire Parnet, direção de Pierre-André Boutang, 1988-1989. Disponível em: www.oestrangeiro.net>. Acesso em 09/09/18.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE. G; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, v.1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE. G. Proust et lessignes. Paris: PUF/Quadrige, 1998.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2003, Nº 19. Disponível em: acessado em 15/05/15.

LARROSA. J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas/ texto de Jorge Larrosa, tradução de Alfredo Veiga-Neto, - 5, Ed.; 2. reimp. – Belo Horizonte; Autentica Editora, 2015.

LISPECTOR, C. Um sopro de vida: pulsações/ Clarice Lispector. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

PÉREZ, C. L. V. Imagens Caleidoscópicas: as narrativas autobiográficas na formação das professoras alfabetizadoras. In: 2º Seminário Internacional: As redes de conhecimento e a tecnologia: imagens e cidadania, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em:< http://www.lab-eduimagem.pro.br/ frames> acessado em 23/09/15.

Downloads

Publicado em

31 de março de 2022

Como Citar

CAMPELLO, R. L. G.; SILVA, U. R. da. Palavras ou expressões que se perderam [ou não] em meio à escrita: Um ensaio sobre o escrever. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 1, p. 236–241, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8364554. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1097. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Ensaios