Gêneros como construções identitárias nas aulas de língua inglesa do ensino médio

Autores

Palavras-chave: Gêneros, Língua Inglesa, Linguística Aplicada

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i9.1549

O presente artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado e se propõe a analisar uma tirinha produzida por uma estudante de uma turma de ensino médio, que foi resultado de um processo de discussão em sala de aula de língua inglesa acerca de questões relativas aos gêneros como construções identitárias. Seguindo a perspectiva dos estudos bakhtinianos, observaremos a circulação de valores, entendidos como diferenças de gêneros em seus discursos. Para Volochinov (2017), nas interações envolvendo locutores e interlocutores circulam valores sociais e históricos presentes no ambiente onde se encontram esses interlocutores. E esses respondem ativamente a esses valores, concordando ou discordando com eles. Para tanto, este artigo divide-se em três partes. Na primeira, discutiremos sobre a questão da ideologia de gêneros na contemporaneidade. Na segunda, trataremos do recorte metodológico do trabalho de pesquisa de viés qualitativo. E na terceira e última seção, apresentaremos uma produção de uma estudante sobre a qual refletiremos acerca da questão da ideologia de gêneros com base nos valores trazidos por ela.

 

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Biografia do Autor

Josenice Cláudia Moura de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Linguística Aplicada, pela Escola de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFAL - Universidade Federal de Alagoas. Professora de inglês no IFAL - Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió.

Paulo Rogério Stella , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC / SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Professor da FALE (Faculdade de Letras) da UFAL - Universidade Federal de Alagoas, nos cursos de graduação em inglês e de linguagem de sinais.

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Publicado em

17 de setembro de 2023

Como Citar

LIMA, J. C. M. de .; STELLA , P. R. . Gêneros como construções identitárias nas aulas de língua inglesa do ensino médio. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 1, p. Port. 151–167/ Eng. 148, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1077. Acesso em: 18 maio. 2024.

Seção

Artigos de temas livres