v. 15 n. 1 (2024): Histórias da Educação do Brasil Central

					Visualizar v. 15 n. 1 (2024): Histórias da Educação do Brasil Central

O campo da história da educação aborda as diversas formas e processos de ensino e aprendizagem ao longo da história e das culturas humanas. A educação é vista como um fenômeno complexo, que reflete os valores, crenças e necessidades de cada sociedade, sendo um campo interdisciplinar que dialoga com outras áreas do conhecimento e contribui para a compreensão e transformação da realidade educacional.

Este dossiê apresenta uma seleção das pesquisas realizadas ao longo dos 20 anos pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ "História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação". O grupo foi instituído no ano de 2004 com a participação de vários pesquisadores, historiadores, educadores que formam professores e profissionais da educação e história. Os artigos contidos nele convidam à reflexão sobre história, educação, mídia e história oral. São vozes de professores, pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado que repensam a educação, promovendo um debate sobre gênero e formação de professores no Brasil Central e na Amazônia nortista.

Publicado em: 2 agosto 2024

Edição completa

Artigos