PAFOR TOCANTINO: ENTREVISTAS COM DOCENTES

Autores

  • SÁDIA MARIA SOARES AZEVEDO ROCHA Universidade Federal de Tocantins
Palavras-chave: História da Educação, formação docente, história oral

Resumo

O texto discute a importância da pesquisa na formação de professores de História, ressaltando seu impacto no aprimoramento do processo educacional. As educadoras, ao se apropriarem dos saberes, reconhecem na pesquisa uma alternativa valiosa para o desenvolvimento tanto teórico quanto conceitual. A leitura de textos históricos promove uma formação consistente, permitindo uma participação ativa na vida escolar e sociocultural. As narrativas dos docentes evidenciam a influência das disciplinas de História em sua formação pedagógica, com mudanças graduais nas práticas educacionais. O texto enfatiza a singularidade de cada aluno e a necessidade de buscar alternativas para o aprendizado, utilizando o conhecimento adquirido e a interação social como recursos.

Biografia do Autor

SÁDIA MARIA SOARES AZEVEDO ROCHA, Universidade Federal de Tocantins

Mestre em Educação - UFT

Downloads

Publicado em

2 agosto 2024

Seção

Artigos