Sobre a Revista

A Revista Mnemosine foi criada em 2010 e trata-se de uma revista eletrônica científica do campo da História, que pertence ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande. Publicada semestralmente, estruturou-se com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do campo da história, especialmente levando em consideração as temáticas História, Cultura e Cidade; Cultura, Poder e Identidade e História Cultural das Práticas Educativas. Com o passar dos anos, tivemos diferentes temas nos dossiês propostos para os editores da Mnemosine Revista e diferentes temporalidades com artigos resultantes de pesquisadores do campo das Ciências Humanas e Sociais e, especialmente, da Ciência Histórica. O periódico conta, em seus arquivos, com destacáveis dossiês compostos por artigos de pesquisadores que colaboraram com temas originais e inéditos sempre em uma perspectiva interdisciplinar. Seguindo a Linha Editorial de constituir-se em um espaço facultado a todos os campos disciplinares, especialidades, temporalidades e problemáticas históricas, tem oferecido ao público geral e especializado uma diversidade significativa de abordagens historiográficas e humanísticas em seus dossiês temáticos, resenhas, entrevistas e artigos livres.

 

Notícias

A Mnemosine Revista lança a chamada para o Dossiê: Religiosidades, Etnias e Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo - vol. 15.2

01-06-2024

O presente dossiê pretende ser um espaço de discussão de pesquisas que analisem os diferentes aspectos das práticas religiosas, sem distinção, levando em consideração a devoção, fé, crença, santidade, simbologias, profano e sagrado, como também a diversidade étnica racial presente no Brasil, assim como os diversos movimentos sociais existentes e ativos dentro da sociedade brasileira, sejam eles movimento sem-terra, movimento negro, indígenas, movimento LGBTQIA+.

Saiba mais sobre A Mnemosine Revista lança a chamada para o Dossiê: Religiosidades, Etnias e Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo - vol. 15.2

Edição Atual

v. 15 n. 1 (2024): Histórias da Educação do Brasil Central
					Visualizar v. 15 n. 1 (2024): Histórias da Educação do Brasil Central

O campo da história da educação aborda as diversas formas e processos de ensino e aprendizagem ao longo da história e das culturas humanas. A educação é vista como um fenômeno complexo, que reflete os valores, crenças e necessidades de cada sociedade, sendo um campo interdisciplinar que dialoga com outras áreas do conhecimento e contribui para a compreensão e transformação da realidade educacional.

Este dossiê apresenta uma seleção das pesquisas realizadas ao longo dos 20 anos pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ "História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação". O grupo foi instituído no ano de 2004 com a participação de vários pesquisadores, historiadores, educadores que formam professores e profissionais da educação e história. Os artigos contidos nele convidam à reflexão sobre história, educação, mídia e história oral. São vozes de professores, pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado que repensam a educação, promovendo um debate sobre gênero e formação de professores no Brasil Central e na Amazônia nortista.

Publicado em: 2 agosto 2024

Edição completa

Ver Todas as Edições