Sobre a Revista

A Revista Mnemosine foi criada em 2010 e trata-se de uma revista eletrônica científica do campo da História, que pertence ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande. Publicada semestralmente, estruturou-se com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do campo da história, especialmente levando em consideração as temáticas História, Cultura e Cidade; Cultura, Poder e Identidade e História Cultural das Práticas Educativas. Com o passar dos anos, tivemos diferentes temas nos dossiês propostos para os editores da Mnemosine Revista e diferentes temporalidades com artigos resultantes de pesquisadores do campo das Ciências Humanas e Sociais e, especialmente, da Ciência Histórica. O periódico conta, em seus arquivos, com destacáveis dossiês compostos por artigos de pesquisadores que colaboraram com temas originais e inéditos sempre em uma perspectiva interdisciplinar. Seguindo a Linha Editorial de constituir-se em um espaço facultado a todos os campos disciplinares, especialidades, temporalidades e problemáticas históricas, tem oferecido ao público geral e especializado uma diversidade significativa de abordagens historiográficas e humanísticas em seus dossiês temáticos, resenhas, entrevistas e artigos livres.

 

Notícias

A Mnemosine Revista lança a chamada para o Dossiê: Religiosidades, Etnias e Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo - vol. 15.2

01-06-2024

O presente dossiê pretende ser um espaço de discussão de pesquisas que analisem os diferentes aspectos das práticas religiosas, sem distinção, levando em consideração a devoção, fé, crença, santidade, simbologias, profano e sagrado, como também a diversidade étnica racial presente no Brasil, assim como os diversos movimentos sociais existentes e ativos dentro da sociedade brasileira, sejam eles movimento sem-terra, movimento negro, indígenas, movimento LGBTQIA+.

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Edição Atual

v. 14 n. 2 (2023): Perspectivas Críticas sobre Gênero e Feminismos
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Por que o gênero é relevante? Qual é a necessidade ou importância de publicar dossiês ou conduzir pesquisas sobre gênero e diversidade sexual no Brasil? Qual é a urgência em debater o gênero nas escolas? Estas são algumas das dezenas de perguntas frequentemente ouvidas por pesquisadores/as de gênero e diversidade sexual. Há várias maneiras de responder a essas perguntas, e uma delas é apresentar dados que ajudam a dirimir essa “ignorância”. Este dossiê, além de buscar contribuir para a redução das diversas formas de violência contra mulheres e LGBTQIA+ brancos/as e não-brancos/as, apresenta também reflexões que possibilitam pensar o gênero e as sexualidades em vários âmbitos da pesquisa científica e em instâncias como a mídia, a escola, entre outros espaços. Isso só se torna possível devido aos feminismos. Com base nessas considerações, apresentamos o Dossiê sobre Gênero publicado pela Mnemosine Revista. O primeiro, intitulado Mulheres nas Ciências, Carreiras Docentes e Espaços de Poder, organizado pela pesquisadora Dra. Rosilene Dias Montenegro, trouxe reflexões relevantes sobre as práticas que dificultam o acesso das mulheres aos espaços de prestígio nas instituições científicas e universidades. Este dossiê (2023.2), Perspectivas Críticas sobre Gênero e Feminismos, propõe um debate abrangente sobre outras questões que permeiam a experiência das mulheres e da comunidade LGBTQIA+. Em sua abordagem crítica e reflexiva, este dossiê busca ampliar o diálogo acadêmico, contribuindo para o entendimento mais abrangente sobre as complexidades inerentes às questões de gênero e feminismos.

Coordenador do Dossiê:

Fábio Ronaldo da Silva - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Publicado em: 18 maio 2024

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