Sobre a Revista

A Revista Mnemosine foi criada em 2010 e trata-se de uma revista eletrônica científica do campo da História, que pertence ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande. Publicada semestralmente, estruturou-se com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do campo da história, especialmente levando em consideração as temáticas História, Cultura e Cidade; Cultura, Poder e Identidade e História Cultural das Práticas Educativas. Com o passar dos anos, tivemos diferentes temas nos dossiês propostos para os editores da Mnemosine Revista e diferentes temporalidades com artigos resultantes de pesquisadores do campo das Ciências Humanas e Sociais e, especialmente, da Ciência Histórica. O periódico conta, em seus arquivos, com destacáveis dossiês compostos por artigos de pesquisadores que colaboraram com temas originais e inéditos sempre em uma perspectiva interdisciplinar. Seguindo a Linha Editorial de constituir-se em um espaço facultado a todos os campos disciplinares, especialidades, temporalidades e problemáticas históricas, tem oferecido ao público geral e especializado uma diversidade significativa de abordagens historiográficas e humanísticas em seus dossiês temáticos, resenhas, entrevistas e artigos livres.

 

Anúncios

A Mnemosine Revista lança a chamada para o Dossiê: Horizontes do Fazer Historiográfico: Teoria da História e História da Historiografia- vol. 16.1

13-05-2025

A revista Mnemosyne convida pesquisadoras e pesquisadores a submeter artigos inéditos para o dossiê temático “Horizontes do Fazer Historiográfico: Teoria da História e História da Historiografia”. Em um cenário intelectual marcado pela crescente complexidade das relações entre passado, presente e futuro, os campos da Teoria da História e da História da Historiografia consolidam-se como espaços privilegiados de reflexão crítica. Neles, não apenas se interrogam os fundamentos da disciplina, mas também se repensam os sentidos e as finalidades da prática histórica em diálogo com os desafios contemporâneos do ofício de historiador(a).

Saiba mais sobre A Mnemosine Revista lança a chamada para o Dossiê: Horizontes do Fazer Historiográfico: Teoria da História e História da Historiografia- vol. 16.1

Edição Atual

v. 15 n. 2 (2024): Religiosidade, Etnias e Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo
					Visualizar v. 15 n. 2 (2024): Religiosidade, Etnias e Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo

A religiosidade está diretamente relacionada com o exercício das atividades religiosas, englobando as suas práticas, cultos e tradições. Isso significa que a religiosidade pode ser interpretada como o estado de ser religioso, envolvendo a expressão ou a prática da crença. Como pontua Michel de Certeau (1998, p. 277), existem diferentes maneiras de crer, pois o investimento das pessoas em uma proposição e o ato de enunciá-la como verdadeira são encaradas de distintas formas. Há historicidades no crer e esse é um dos objetivos deste dossiê.

No tocante as questões étnicas, temos presenciado nas últimas décadas emergentes discussões e análises sobre a questão étnico-racial tornando-se foco de intensos debates em vários setores da sociedade e no interior das universidades através de coletivos, movimentos sociais, núcleos de estudos, projetos de pesquisa, extensão, de iniciação científica, dentre outros. Já os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. Em geral, o grito, as denúncias e reinvindicações levantadas pelos movimentos sociais representa a voz de pessoas excluídas do processo democrático que buscam ocupar os espaços de direito na sociedade e ter seus direitos respeitados e resguardados.

Nesse sentido, o presente dossiê torna-se um espaço de discussão de pesquisas que analisam os diferentes aspectos das práticas religiosas, sem distinção, levando em consideração a devoção, fé, crença, santidade, simbologias, profano e sagrado, como também a diversidade étnica racial presente no Brasil, assim como os diversos movimentos sociais existentes e ativos dentro da sociedade brasileira, sejam eles movimento sem-terra, movimento negro, indígenas, movimento LGBTQIA+. Desse modo, torna-se de extrema relevância a propulsão destas temáticas presentes nesse dossiê.

Narrativas que nos auxiliam a pensar o Brasil em sua diversidade étnica, nas resistências, nos confrontos e nas religiosidades e suas representações. Estes artigos fazem parte de um hall de pesquisas já concluídas que levam o nosso leitor a ter contato empolgantes narrativas que desconstroem discursos historiográficos cristalizados e interagem a partir de novos personagens, diferentes espaços, novas fontes e com outros atores históricos no Brasil contemporâneo.

Publicado: 23-05-2025

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições