https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/issue/feed
Revista Mnemosine
2024-08-02T20:24:05-03:00
Dr. Joachin de Melo Azevedo Neto
joachin.azevedo@upe.br
Open Journal Systems
<p>A <em>Revista Mnemosine</em> foi criada em 2010 e trata-se de uma revista eletrônica científica do campo da História, que pertence ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande. Publicada semestralmente, estruturou-se com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do campo da história, especialmente levando em consideração as temáticas História, Cultura e Cidade; Cultura, Poder e Identidade e História Cultural das Práticas Educativas. Com o passar dos anos, tivemos diferentes temas nos dossiês propostos para os editores da <em>Mnemosine Revista</em> e diferentes temporalidades com artigos resultantes de pesquisadores do campo das Ciências Humanas e Sociais e, especialmente, da Ciência Histórica. O periódico conta, em seus arquivos, com destacáveis dossiês compostos por artigos de pesquisadores que colaboraram com temas originais e inéditos sempre em uma perspectiva interdisciplinar. Seguindo a Linha Editorial de constituir-se em um espaço facultado a todos os campos disciplinares, especialidades, temporalidades e problemáticas históricas, tem oferecido ao público geral e especializado uma diversidade significativa de abordagens historiográficas e humanísticas em seus dossiês temáticos, resenhas, entrevistas e artigos livres.</p> <p> </p>
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3232
Apresentação
2024-08-02T16:25:37-03:00
JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS
jocyleiasantana@gmail.com
<p>O campo da história da educação aborda as diversas formas e processos de ensino e aprendizagem ao longo da história e das culturas humanas. A educação é vista como um fenômeno complexo, que reflete os valores, crenças e necessidades de cada sociedade, sendo um campo interdisciplinar que dialoga com outras áreas do conhecimento e contribui para a compreensão e transformação da realidade educacional.</p> <p>Este dossiê apresenta uma seleção das pesquisas realizadas ao longo dos 20 anos pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ "História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação". O grupo foi instituído no ano de 2004 com a participação de vários pesquisadores, historiadores, educadores que formam professores e profissionais da educação e história. Os artigos contidos nele convidam à reflexão sobre história, educação, mídia e história oral. São vozes de professores, pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado que repensam a educação, promovendo um debate sobre gênero e formação de professores no Brasil Central e na Amazônia nortista.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
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HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO DO BRASIL CENTRAL
2024-08-02T16:53:07-03:00
ARAGONEIDE MARTINS BARROS
neidemartins85@hotmail.com
JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS
jocyleiasantana@gmail.com
<p>O Tocantins, antigo norte goiano, teve uma história educacional desafiadora devido ao isolamento e às condições socioeconômicas. A falta de escolas, professores qualificados e recursos materiais limitou o HIS à educação. Com a criação do estado em 1988, houve investimento em infraestrutura escolar, novas escolas, capacitação de professores e políticas educacionais específicas. Apesar dos avanços, ainda há carência de infraestrutura em algumas regiões, dificuldades de acesso para comunidades indígenas e quilombolas, e desafios quanto à qualidade do ensino e formação de professores. A região carece de historiadores dedicados ao estudo da história educacional local, com fontes dispersas e falta de investimento público, estrutura e formação para professores. Apesar de esforços pontuais, a região ainda enfrenta desafios significativos em relação à educação. Os elementos citados acima foram objetivos deste artigo. Com metodologia baseada na pesquisa bibliográfica e documental.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
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E TINHA EDUCAÇÃO NO NORTE GOIANO?
2024-08-02T17:10:10-03:00
JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS
jocyleiasantana@gmail.com
<p>Este artigo aborda a história da profissão docente no antigo Norte de Goiás, atual Tocantins, com ênfase no papel das mulheres em superar os desafios naturais da região, como o transporte fluvial e a distância dos centros de formação. A pesquisa foi realizada em duas etapas: uma pesquisa bibliográfica em livros regionais sobre a história do Tocantins e uma pesquisa de campo, que incluiu entrevistas com professoras pioneiras. O estudo é uma pesquisa em História da profissão docente, utilizando as entrevistas para obter informações sobre as diversas maneiras como as mulheres foram inseridas na vida escolar da região. As escolas confessionais desempenharam um papel importante na formação docente, onde diferentes saberes pedagógicos foram desenvolvidos.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA TOCANTINA: O COLÉGIO BATISTA DE TOCANTÍNIA
2024-08-02T17:18:39-03:00
NÁDIA FLAUSINO VIEIRA BORGES
nadiaflausino@uft.edu.br
<p>O artigo aborda a história do Colégio Batista do Tocantins, situado na antiga região norte goiano. A pesquisa segue os passos: fundamentação teórica sobre instituições educativas, análise de documentos e construção da narrativa com base nos relatos de ex-alunos. Discute-se a influência sociocultural da escola na cidade e no estado, destacando sua confessionalidade desde 1936. Para atingir seu objetivo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo (entrevistas). A metodologia utilizada nas entrevistas foi a história oral, inspirada em Verena Alberti e Sebe Meihy. A fundamentação teórica baseou-se em Justino Magalhães e outros estudiosos das instituições educativas. A partir dos dados coletados, conclui-se que o colégio contribuiu para a formação de lideranças estaduais e nacionais, além de promover reflexões sobre a confessionalidade no ambiente escolar.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
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A ULBRA NO CERRADO DO TOCANTINS
2024-08-02T17:47:40-03:00
RENATO LUIZ HANNISCH
renatohanisch@ig.com.br
DANIELA PATRÍCIA ADO MALDONADO
ado_daniela@yahoo.com.br
<p>A pesquisa relata a implantação da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, no Estado do Tocantins e a organização do primeiro grupo de luteranos no Estado. O período enfocado circunscreve aos anos de 1992 a 1997, contexto do surgimento do Centro Educacional Martinho Lutero, do Instituto Luterano de Ensino Superior (atual Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA) e da Congregação Evangélica Luterana Cristo Redentor. A pesquisa deu-se no campo bibliográfico sobre o Protestantismo/Luteranismo europeu, documentos e em entrevistas com roteiro semi-estruturado com personagens que participaram do Luteranismo no Tocantins.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
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HISTÓRIAS NOS BASTIDORES DO PALÁCIO DO ARAGUAIA – TO
2024-08-02T18:01:13-03:00
GISELE REGINA ROCHA
gizroch@gmail.com
JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS
jocyleiasantana@gmail.com
<p>O presente estudo aborda a memória dos primeiros servidores públicos do Estado do Tocantins. A pesquisa ocorreu a partir da perspectiva de três Técnicos Administrativos da Casa Civil e uma Auxiliar de Serviços Gerais do Palácio Araguaia. Ela tem como objetivo conhecer a história dos primeiros atos administrativos do estado. A metodologia utilizada foi a História Oral Temática. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas, que colheram relatos dos entrevistados sobre a temática investigada. Nos discursos destacaram-se: o aspecto histórico dos sujeitos. O período referenciado vai desde a criação do Estado do Tocantins, em 1989 até 2018. Alguns dos referenciais teóricos utilizados foram Chiavenato (2014), Foucault (2008), Maximiano (2004),Meihy e Holanda (2014),Nora (1993),Parente (1999) e Silva (2008).</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
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https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3244
PAFOR TOCANTINO: ENTREVISTAS COM DOCENTES
2024-08-02T18:08:41-03:00
SÁDIA MARIA SOARES AZEVEDO ROCHA
sadiamsoares@gmail.com
<p>O texto discute a importância da pesquisa na formação de professores de História, ressaltando seu impacto no aprimoramento do processo educacional. As educadoras, ao se apropriarem dos saberes, reconhecem na pesquisa uma alternativa valiosa para o desenvolvimento tanto teórico quanto conceitual. A leitura de textos históricos promove uma formação consistente, permitindo uma participação ativa na vida escolar e sociocultural. As narrativas dos docentes evidenciam a influência das disciplinas de História em sua formação pedagógica, com mudanças graduais nas práticas educacionais. O texto enfatiza a singularidade de cada aluno e a necessidade de buscar alternativas para o aprendizado, utilizando o conhecimento adquirido e a interação social como recursos.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
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HISTÓRIAS EDUCATIVAS DO CÁRCERE
2024-08-02T18:19:25-03:00
KELY REJANE CARVALHO
kelyjanecarvalho@gmail.com
JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS
jocyleiasantana@gmail.com
<p>Este estudo aborda a evolução histórica do sistema prisional, desde sua origem até sua configuração atual, destacando a legislação brasileira referente à educação em prisões. Destaca-se a responsabilidade do Estado em proporcionar educação nas prisões, por meio de políticas públicas que abordem as complexas necessidades derivadas de problemas sociais. O estudo também analisa a situação da educação em prisões no estado do Tocantins, incluindo seus marcos legais, avanços ao longo do tempo e dados relevantes sobre o tema.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
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https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3249
OS PROFESSORES DO IFTO CONTAM SUAS HISTÓRIAS
2024-08-02T18:25:43-03:00
PABLA CASSIANGELA SILVA MILHOMEM
pablacassiangela@hotmail.com
DANIELA PATRICIA ADO MALDONADO
ado_daniela@yahoo.com.br
<p>Este trabalho tem como objetivo narrar às memórias de professores do Instituto Federal do Tocantins em Palmas - IFTO, que estão em processo de aposentadoria e exercem a docência desde a década de 2000. A abordagem deste trabalho é qualitativa, com natureza descritiva e procedimentos metodológicos baseados no método de pesquisa da história oral, que é esclarecido por Thompson (2002, p. 9) como “a interpretação da história e das mutáveis sociedades e culturas através da escuta das pessoas e do registro de suas lembranças e experiências”. Utilizando a história oral temática baseada em Santos (2008), Alberti (2005), Minayo (2001) e Triviños (1987) com foco na história oral temática, por compreender que esse método de pesquisa se compromete a esclarecer o tema estudado a partir de um ponto de vista, a fim de atender o objetivo pretendido. Para Alberti (2005, p. 37), “as entrevistas temáticas são aquelas que versam prioritariamente sobre a participação do entrevistado no tema escolhido com roteiro de entrevistas semi-estruturado com as questões sobre a cultura escolar existente nas instituições de ensino, as relações sociais e profissionais com também as relações intergeracionais”. Nesse sentido, as lembranças dos idosos – verdadeiros guardiões da memória de um povo – passam a ser objeto de evocação das vivências individuais e/ou coletivas. Como um dos referencias teóricos tem-se também a obra <em>Memória e Sociedade: </em>lembranças de velhos de Ecléa Bosi (1983) onde se discute que as pessoas da terceira idade teriam uma história social com momentos bem definidos, enquanto os jovens estariam envolvidos em conflitos cotidianos. Halbwachs (1968) outro teórico utilizado, opõe-se ao sentido da evocação do velho frente à do adulto. Assim, o “<em>velho”</em> deixa de ser um membro ativo, resta-lhe, dentro do grupo social, a função de recordar. Bosi (1983) afirma que o homem ativo não se dedica muito à atividade de lembrar; já o velho, afastado da correria cotidiana, volta-se mais frequentemente à refração do passado. Dessa forma, a ‘pressão dos preconceitos’ e ‘preferências das sociedades dos velhos’ podem ser camufladas por valores e padrões vigentes em uma sociedade que, por sua vez, é capaz de modelar a sua história de vida grupal e individual. Nas entrevistas, os professores velhos narraram suas vivências e experiências que tiveram com as diferentes gerações em sala de aula. Conclui-se que as memórias dos professores velhos sobre os saberes docentes e a socialização profissional são processos que no fazer pedagógico estão inter-relacionados e são indispensáveis para o exercício da prática docente cidadã.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
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https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3251
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA UFT
2024-08-02T18:33:43-03:00
MARIA DO SOCORRO F. BEZERRA
fatfb@hotmail.com
DARLENE ARAÚJO GOMES
lenegomes4@gmail.com
<p>O artigo descreve a construção do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e seu impacto desde sua criação no ano de 2012. Para isso faz um contexto histórico da Universidade Federal do Tocantins e sua inserção nas políticas de pós-graduação para região norte e para o Brasil. Em seguida, especifica a vocação do Programa, as linhas de pesquisa e como alguns projetos ajudaram a consolidar o Programa. Desde outubro de 2022, o Mestrado tem procurado fazer sua inserção internacional com programa Assimetrias e Abdias Nascimento e eventos internacionais. O fortalecimento se torna expressivo a partir de 2020 quando se torna polo do doutorado em Educação da Amazonia. Em 2024 contamos com 64 alunos. Os egressos atuam no ensino superior e na educação básica. O PPGE tem elevado o potencial educacional da região, afirmando o caráter estratégico da Educação para a Amazônia. Portanto, há um desenvolvimento e impacto positivo do Mestrado acadêmico da UFT na formação de profissionais qualificados e na melhoria da educação na região.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3253
HISTÓRIA DE EGRESSOS DO PPGE/UFT
2024-08-02T18:51:53-03:00
THALITA MELO DE SOUZA MEDEIROS
thalitamelo@uft.edu.br
MARIA JOSÉ DE PINHO
mjpgon@uft.edu.br
<p>Este trabalho objetiva discorrer sobre as contribuições da formação oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE-UFT) na trajetória pessoal e profissional dos egressos que atuam na Educação Básica no município de Palmas - TO. A metodologia utilizada foi à pesquisa documental, bibliográfica e a pesquisa de campo com a realização de entrevistas para obter dados sobre a influência do PPGE-UFT na prática docente. Nas entrevistas optamos pela história oral temática com um roteiro estruturado, organizado a partir de eixos: a) motivações para escolha profissional; b) a prática pedagógica na educação básica; c) o processo de democratização e acesso dos docentes da educação básica aos Programas de Mestrado em Educação na região amazônica c) a formação no PPGE/UFT frente a sua realidade escolar. As entrevistas foram transcritas e textualizadas. Os discursos das entrevistadas evidenciaram que a contribuição da formação no PPGE-UFT, se consolida a partir do conjunto de disciplinas e atividades oferecidas pelo Programa, da participação em grupos de pesquisa e eventos científicos, do estímulo à produção discente, do processo de orientação e defesa da dissertação e dos recursos oferecidos pela instituição na qual se situa o programa.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3255
O MESTRADO PROFISSIONAL DE HISTÓRIA EM ARAGUAINA
2024-08-02T19:01:23-03:00
ISABELLA CRISTINA AQUINO CARVALHO
isabellacrisaquinocris@gmail.com
MARIANA DA SILVA NETA
marianasneta@gmail.com
<p>Esta pesquisa, em andamento, descreve a institucionalização do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional – ProfHistória, oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Araguaína, a partir das narrativas dos professores do colegiado de História. Para a realização do trabalho, dialogamos com professores em atuação no ProfHistória, que participaram do processo de adesão ao programa. A pesquisa apoia-se em uma abordagem qualitativa, utilizando as metodologias de pesquisa documental e História Oral. Trata-se, portanto, de uma reflexão sobre o papel dos professores do colegiado de História durante o processo de institucionalização do referido programa (2013-2017).</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3257
NARRATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO
2024-08-02T19:08:21-03:00
GRACIENE REIS DE SOUSA
graciene.sousa@ifto.edu.br
<p>A presente pesquisa parte da problemática de como um software para dispositivos móveis<a href="#_edn1" name="_ednref1">[i]</a> pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História, e quais as implicações envolvidas neste processo. O trabalho tem como objetivo narrar as concepções de professores-pesquisadores sobre o desenvolvimento de Softwares (App’s) como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de adolescentes. O trabalho de campo se desenvolveu através de entrevistas semiestruturadas coletadas com docentes que desenvolvem softwares, com intuito de obter conhecimentos teóricos e práticos na construção de um software educativo para dispositivo móvel (smartphones). Para a consecução do objetivo foi utilizada a metodologia de História Oral Temática, a qual possibilitou conhecer os docentes como sujeitos da história por trás do desenvolvimento dos softwares, em especial os considerados educacionais. A partir dos relatos e do levantamento bibliográfico percebe-se que os docentes precisam estar alinhados a nova “<em>geração touch”,</em> assim tais ferramentas tecnológicas se aliariam a didática tornando-se um alicerce na mediação do processo de ensino e aprendizagem</p> <p> </p> <p><a href="#_ednref1" name="_edn1">[i]</a> Para Santaella (2013) dispositivos móveis são definidos como qualquer equipamento ou periférico que pode ser transportado com informação que fique acessível em qualquer lugar. São eles, palms, lap-tops, i-pads, até mesmo os pendrives e, certamente, os celulares multifuncionais, tais como smart-phones e i-phones</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3259
O LIVRO DIDATICO DO NOVO ENSINO MÉDIO
2024-08-02T19:14:49-03:00
JERSE VIDAL PEREIRA
perieiravidal2@gmail.com
MARIA DE LOURDES L. MACEDO
malutocantins@gmail.com
<p>O artigo buscou discutir sobre os materiais pedagógicos, ou seja, o livro didático utilizado pelos professores do Novo Ensino Médio na prática docente na rede estadual de ensino do Tocantins a partir do primeiro semestre de 2022. A triangulação de métodos subsidia a análise dos dados, coletados por meio do <em>google.forms</em> com professores que atuam na área de ciências humanas e social aplicadas. A partir de questionário estruturado com questões objetivas, foi possível verificar discordâncias por parte dos professores sobre aspectos importantes de uma das coleções trabalhadas em escolas do Estado.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
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https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3261
TECENDO A HISTÓRIA DO RÁDIO EM PORTO NACIONAL – TO (1968-1989): DA CLANDESTINIDADE À PRIMEIRA EMISSORA LEGALIZADA
2024-08-02T19:22:52-03:00
MARCELO ALESSANDRO HONORATO DE SOUZA
professormarcelo.educ@gmail.com
JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS
jocyleiasantana@gmail.com
<p>Este artigo traz como proposta de estudo trazer à memória a história do rádio em Porto Nacional - TO e conhecer o contexto histórico que determinou o surgimento do rádio nesta região, até então, pertecente ao antigo norte do estado de Goiás. A presente pesquisa em andamento tem por objetivo conhecer os fatos históricos que motivaram pioneiras/os à implantação de emissoras de rádio nesta cidade e suas contribuições para a difusão do sistema de rádio para a região. O corpus teórico pauta-se na metodologia da pesquisa documental e bibliográfica a partir de autores tais como Ferrareto (2001), Kischinvsky (2009) Calabre (2002; 2004), Ortriwano (2003), Rocha (2006), Lopes et.al (2015), Sousa (2016), Paixão (2018), Santos (2019), entre outros, ressaltando o início, a importância, contribuição e impacto do rádio no Brasil, seu surgimento no estado de Goiás até chegar ao contexto histórico pertencente à Porto Nacional. O artigo busca responder ao seguinte questionamento: como surgiu o sistema de radiodifusão em Porto Nacional? Diante posto, percebe-se que o início do rádio em Porto Nacional partiu de interesses políticos, mas que, posteriormente, tomou proporção popular sendo lugar de fala e representatividade da comunidade portuense ao discutir seus anseios, utilizando o espaço das rádios livres, surgidas em meados da década de oitenta, para debates e discussões em busca da emancipação política do estado de Tocantins.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3263
EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: O CURRICULO ESCOLAR
2024-08-02T19:34:04-03:00
RONNYEL NUNES DE FONSECA
ronnyel.fonseca@uft.edu.br
EDILENE BATISTA GOMES
edilenegomes@uft.edu.br
<p>O enfoque deste trabalho é analisar a presença da diversidade cultural no plano de estudos escolares, explorando experiências da educação em comunidades quilombolas. O ponto de partida dessa análise é a convicção de que as escolas situadas em Comunidades Remanescentes de Quilombo-CRQ enfrentam uma grave questão de invisibilidade da diversidade cultural nos currículos. A estrutura deste estudo é dividida em três seções, a saber: a complexidade em promover uma educação multicultural nos programas escolares; a potencialidade da Educação Escolar Quilombola para integrar a diversidade cultural; e os debates contemporâneos sobre currículo e diversidade cultural. Além disso, ressaltamos que as conexões entre currículo e cultura têm se manifestado ao longo da história como formas de resistência e luta. Portanto, é inviável estudar o currículo sem considerar sua interação com a cultura.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
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COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – (2004-2014)
2024-08-02T19:41:01-03:00
MARINA GRIGÓRIO BARBOSA DE SOUSA
ronnyel.fonseca@uft.edu.br
JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS
jocyleiasantana@gmail.com
<p>A implementação da Lei de Cotas (Lei 12.711/12) nas Universidades Federais estabelece um novo mecanismo de políticas afirmativas e de busca pela equidade social e racial no ambiente acadêmico. Este artigo, resultante da dissertação intitulada “Histórias e Memórias das Cotas Raciais na Universidade Federal do Tocantins”, procurou investigar o processo de tratamento da questão Racial e a implementação inicial das cotas raciais na Universidade Federal do Tocantins (UFT) sob a ótica dos cotistas, professores e gestores no recorte histórico dos anos de 2004 a 2014. Para a consecução da pesquisa foi utilizada a metodologia da história oral temática, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Fundamentada na abordagem teórico-metodológica da história oral (HO), a pesquisa privilegiou como fontes primárias, as entrevistas com estudantes cotistas raciais, professores e gestores diretamente envolvidos na implementação das cotas raciais na UFT. No que concerne aos resultados compreendeu-se que as pressões dos movimentos sociais brasileiros nacionais e regionais influenciaram bastante para que a UFT adotasse as cotas raciais a partir da aprovação da lei 12.711/12. Os núcleos e os movimentos sociais internos colaboraram para que as Ações Afirmativas se efetivassem na IES. A aplicabilidade da Lei de Cotas está correspondendo às expectativas previstas <em>a priori</em>, considerando o grau de satisfação e a permanência desses sujeitos beneficiários das cotas, conforme os depoimentos narrados nesta pesquisa.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3267
O CENTRO DE ENSINO MÉDIO CEMIX – WARÃ – MUNICÍPIO DE TOCANTÍNIA-TO
2024-08-02T19:50:25-03:00
VANDA ELIZETE VIEIRA DA COSTA
vandaelizete@hotmail.com
<p>O objetivo desta pesquisa é analisar a história da educação indígena Xerente no contexto do CEMIX-WARÂ. Sua relevância social está em trazer à luz o papel social das instituições indígenas nas discussões sociais. Para atingir os objetivos propostos, foram entrevistados professores indígenas xerente, vinculados ao Colégio Cemix Warã, em Tocantínia / TO. Para o desenvolvimento, optou-se por uma pesquisa em história oral com abordagem qualitativa, descritiva, usando como os parâmetros de estudos alguns teóricos das áreas da educação indígena, tais como: Alberti (1998); Albuquerque (2013); Campos (2002); Silva (2010); Thompson (1992), dentre outros. Conclui-se que é possível utilizar a educação escolar indígena como ferramenta para fortalecer o direito de acesso à educação e buscar formas de conscientizar a população sobre a importância da preservação das diferenças culturais e do patrimônio histórico.</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3269
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PÓS-PANDEMIA
2024-08-02T19:58:39-03:00
JOANA D´ARC ALVES PAES ANDRADE
joanadarcpaes@gmail.com
JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS
jocyleiasantana@gmail.com
<p>Este estudo investiga a adaptação e transformação da educação no contexto da pandemia de COVID-19, focando na diversidade dos professores indígenas e suas relações interculturais. A relevância social da pesquisa reside na urgência de incluir a educação escolar indígena nas discussões sobre a pandemia e seus impactos futuros. Buscamos responder às seguintes questões: Qual foi o impacto da pandemia na educação dos povos indígenas? Quais serão as consequências para a educação escolar indígena no futuro? Utilizamos estudos bibliográficos e documentais, além das contribuições de autores renomados como Baniwa (2006), Grupioni (2011), Cury (2007), Hodges (2021), Morais (2021), entre outros. Essa pesquisa destaca a importância da educação escolar indígena pós-pandemia e propõe a atualização das práticas de ensino/aprendizagem para acompanhar as mudanças enfrentadas pelas escolas não-indígenas</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3271
“VOZES DE SABEDORIA”: NARRATIVAS DE ACADEMICOS DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE (UMA) DE LAS PALMAS, ESTADO DO TOCANTINS
2024-08-02T20:10:25-03:00
GISELLE CARMO MAIA
gm_5378@hotmail.com
NEILA BARBOSA OSORIO
neilaosorio@uft.edu.br
<p>O artigo tem como objetivo investigar o impacto educação nas acadêmicas da Universidade de Maturidade do Tocantins. Ainda busca compreender as motivações, trajetórias e desafios enfrentados por essas mulheres, com o objetivo de enriquecer a compreensão da história educacional local e promover a valorização da aprendizagem ao longo da vida. Os resultados e conclusões do estudo revelam uma experiência enriquecedora e transformadora para os académicos da UMA. Destacam a concretização das aspirações pessoais mesmo em idades avançadas, a promoção da intergeracionalidade que enriquece a aprendizagem e promove uma visão mais ampla da sociedade, superando desafios emocionais e valorizando os direitos das pessoas mais velhas. Além disso, as narrativas destacam os benefícios emocionais, sociais e práticos da educação continuada ao longo da vida, enfatizando a diversidade de temas abordados nas aulas e atividades como fonte de crescimento pessoal e aprendizagem constante. Estes resultados destacam a importância de políticas e práticas inclusivas que garantam o acesso equitativo à educação na idade adulta, bem como a promoção de uma educação significativa e transformadora ao longo da vida, baseada no diálogo interdisciplinar e na valorização da vida e da arte. Ao preservar e documentar as histórias de vida de mulheres académicas, este estudo contribui para uma compreensão mais ampla da história educacional local e para o reconhecimento de experiências, batalhas e vitórias ao longo do tempo, tecendo assim um elo importante no tecido da sociedade</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3273
CONTRIBUIÇÕES DO ANARQUISMO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL
2024-08-02T20:17:55-03:00
ANA CLAÚDIA MARTINS DE OLIVEIRA
claudinhagreat@gmial.com
DAMIÃO ROCHA
damião@uft.edu.br
<p>Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que analisa a contribuição do anarquismo para a educação integral, com foco nos filósofos anarquistas Proudhon e Bakunin. Ambos defendiam um modelo educacional baseado na liberdade, na igualdade e na autogestão, destacando a importância da educação como meio de transformação social e emancipação individual. A pesquisa busca insights para repensar o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/mnemosine/article/view/3275
O PAPEL DA UNDIME NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE
2024-08-02T20:24:05-03:00
FRANCINETE RIBEIRO FEREIRA FONSECA
etservadosenhor@hotmail.com
ROSILENE LAGARES
roselagares@uft.edu.br
<p>O estudo teve como objetivo geral discutir sobre a função e o trabalho da UNDIME na busca por melhorias na educação Tocantinense. O interesse pelo tema é a busca por responder uma pesquisa na Metodologia de História Oral Temática. Usando a partir da disciplina de História, Educação e Memória do Mestrado em Educação ofertado pela Universidade Federal do Tocantins e nossa estreita relação com a UNDIME-Tocantins. A pesquisa resultou também em um vídeo acadêmico que traz a fala dos entrevistados e sua relação com a UNDIME, assim como uma pesquisa em História Oral Temática. A função da UNDIME é de suma importância para a educação, em especial da rede municipal. Ela traz toda a orientação sobre os programas do MEC bem como toda a orientação para a execução de uma gestão educacional com qualidade, representa de forma equilibrada uma ação gerencial das políticas públicas educacionais da União. Percebe-se também, muito poucas publicações específicas sobre a UNDIME nos portais de periódicos, oportunizando pesquisas sobre a temática. Conclui-se que a UNDIME e os entrevistados realizaram seu papel social e educacional e os entrevistados realizaram a gestão de forma responsável e com qualidade, respectivamente</p>
2024-08-02T00:00:00-03:00
© 2024