A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA UFT

Autores

  • MARIA DO SOCORRO F. BEZERRA Universidade Federal de Tocantins
  • DARLENE ARAÚJO GOMES Universidade Federal de Tocantins
Palavras-chave: Pós-graduação, Mestrado Acadêmico, UFT, Tocantins

Resumo

O artigo descreve a construção do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e seu impacto desde sua criação no ano de 2012. Para isso faz um contexto histórico da Universidade Federal do Tocantins e sua inserção nas políticas de pós-graduação para região norte e para o Brasil. Em seguida, especifica a vocação do Programa, as linhas de pesquisa e como alguns projetos ajudaram a consolidar o Programa. Desde outubro de 2022, o Mestrado tem procurado fazer sua inserção internacional com programa Assimetrias e Abdias Nascimento e eventos internacionais. O fortalecimento se torna expressivo a partir de 2020 quando se torna polo do doutorado em Educação da Amazonia. Em 2024 contamos com 64 alunos. Os egressos atuam no ensino superior e na educação básica. O PPGE tem elevado o potencial educacional da região, afirmando o caráter estratégico da Educação para a Amazônia. Portanto, há um desenvolvimento e impacto positivo do Mestrado acadêmico da UFT na formação de profissionais qualificados e na melhoria da educação na região.

Biografia do Autor

MARIA DO SOCORRO F. BEZERRA, Universidade Federal de Tocantins

Mestre em Educação - UFT

DARLENE ARAÚJO GOMES, Universidade Federal de Tocantins

Doutora em Educação pelo PGEDA/UFT

Downloads

Publicado em

2 agosto 2024

Seção

Artigos