EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: O CURRICULO ESCOLAR

Autores

  • RONNYEL NUNES DE FONSECA Universidade Federal de Tocantins
  • EDILENE BATISTA GOMES Universidade Federal de Tocantins
Palavras-chave: Educação Quilombola, Currículo escolar, Diversidade

Resumo

O enfoque deste trabalho é analisar a presença da diversidade cultural no plano de estudos escolares, explorando experiências da educação em comunidades quilombolas. O ponto de partida dessa análise é a convicção de que as escolas situadas em Comunidades Remanescentes de Quilombo-CRQ enfrentam uma grave questão de invisibilidade da diversidade cultural nos currículos. A estrutura deste estudo é dividida em três seções, a saber: a complexidade em promover uma educação multicultural nos programas escolares; a potencialidade da Educação Escolar Quilombola para integrar a diversidade cultural; e os debates contemporâneos sobre currículo e diversidade cultural. Além disso, ressaltamos que as conexões entre currículo e cultura têm se manifestado ao longo da história como formas de resistência e luta. Portanto, é inviável estudar o currículo sem considerar sua interação com a cultura.

Biografia do Autor

RONNYEL NUNES DE FONSECA, Universidade Federal de Tocantins

Mestrando em Educação - UFT

EDILENE BATISTA GOMES, Universidade Federal de Tocantins

Mestre em Educação - UFT

Downloads

Publicado em

2 agosto 2024

Seção

Artigos