NARRATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO
Resumo
A presente pesquisa parte da problemática de como um software para dispositivos móveis[i] pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História, e quais as implicações envolvidas neste processo. O trabalho tem como objetivo narrar as concepções de professores-pesquisadores sobre o desenvolvimento de Softwares (App’s) como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de adolescentes. O trabalho de campo se desenvolveu através de entrevistas semiestruturadas coletadas com docentes que desenvolvem softwares, com intuito de obter conhecimentos teóricos e práticos na construção de um software educativo para dispositivo móvel (smartphones). Para a consecução do objetivo foi utilizada a metodologia de História Oral Temática, a qual possibilitou conhecer os docentes como sujeitos da história por trás do desenvolvimento dos softwares, em especial os considerados educacionais. A partir dos relatos e do levantamento bibliográfico percebe-se que os docentes precisam estar alinhados a nova “geração touch”, assim tais ferramentas tecnológicas se aliariam a didática tornando-se um alicerce na mediação do processo de ensino e aprendizagem
[i] Para Santaella (2013) dispositivos móveis são definidos como qualquer equipamento ou periférico que pode ser transportado com informação que fique acessível em qualquer lugar. São eles, palms, lap-tops, i-pads, até mesmo os pendrives e, certamente, os celulares multifuncionais, tais como smart-phones e i-phones