O CENTRO DE ENSINO MÉDIO CEMIX – WARÃ – MUNICÍPIO DE TOCANTÍNIA-TO
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a história da educação indígena Xerente no contexto do CEMIX-WARÂ. Sua relevância social está em trazer à luz o papel social das instituições indígenas nas discussões sociais. Para atingir os objetivos propostos, foram entrevistados professores indígenas xerente, vinculados ao Colégio Cemix Warã, em Tocantínia / TO. Para o desenvolvimento, optou-se por uma pesquisa em história oral com abordagem qualitativa, descritiva, usando como os parâmetros de estudos alguns teóricos das áreas da educação indígena, tais como: Alberti (1998); Albuquerque (2013); Campos (2002); Silva (2010); Thompson (1992), dentre outros. Conclui-se que é possível utilizar a educação escolar indígena como ferramenta para fortalecer o direito de acesso à educação e buscar formas de conscientizar a população sobre a importância da preservação das diferenças culturais e do patrimônio histórico.