A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PÓS-PANDEMIA

Autores

  • JOANA D´ARC ALVES PAES ANDRADE Universidade Federal de Tocantins
  • JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS Universidade Federal de Tocantins
Palavras-chave: Educação Escolar, Indígena, Pandemia, Professor, Escola

Resumo

Este estudo investiga a adaptação e transformação da educação no contexto da pandemia de COVID-19, focando na diversidade dos professores indígenas e suas relações interculturais. A relevância social da pesquisa reside na urgência de incluir a educação escolar indígena nas discussões sobre a pandemia e seus impactos futuros. Buscamos responder às seguintes questões: Qual foi o impacto da pandemia na educação dos povos indígenas? Quais serão as consequências para a educação escolar indígena no futuro? Utilizamos estudos bibliográficos e documentais, além das contribuições de autores renomados como Baniwa (2006), Grupioni (2011), Cury (2007), Hodges (2021), Morais (2021), entre outros. Essa pesquisa destaca a importância da educação escolar indígena pós-pandemia e propõe a atualização das práticas de ensino/aprendizagem para acompanhar as mudanças enfrentadas pelas escolas não-indígenas

Biografia do Autor

JOANA D´ARC ALVES PAES ANDRADE, Universidade Federal de Tocantins

Mestre em Educação - UFT

JOCYLÉIA SANTANA DOS SANTOS, Universidade Federal de Tocantins

Pós- Doutora em Educação (UEPA). Doutora em História -UFPE, Professora Titular da UFT.

Downloads

Publicado em

2 agosto 2024

Seção

Artigos