HISTÓRIA DE EGRESSOS DO PPGE/UFT

Autores

  • THALITA MELO DE SOUZA MEDEIROS Universidade Federal de Tocantins
  • MARIA JOSÉ DE PINHO Universidade Federal de Tocantins
Palavras-chave: Formação continuada, Professores da educação básica, Pós-graduação stricto sensu, História oral

Resumo

Este trabalho objetiva discorrer sobre as contribuições da formação oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE-UFT) na trajetória pessoal e profissional dos egressos que atuam na Educação Básica no município de Palmas - TO. A metodologia utilizada foi à pesquisa documental, bibliográfica e a pesquisa de campo com a realização de entrevistas para obter dados sobre a influência do PPGE-UFT na prática docente. Nas entrevistas optamos pela história oral temática com um roteiro estruturado, organizado a partir de eixos: a) motivações para escolha profissional; b) a prática pedagógica na educação básica; c) o processo de democratização e acesso dos docentes da educação básica aos Programas de Mestrado em Educação na região amazônica c) a formação no PPGE/UFT frente a sua realidade escolar. As entrevistas foram transcritas e textualizadas. Os discursos das entrevistadas evidenciaram que a contribuição da formação no PPGE-UFT, se consolida a partir do conjunto de disciplinas e atividades oferecidas pelo Programa, da participação em grupos de pesquisa e eventos científicos, do estímulo à produção discente, do processo de orientação e defesa da dissertação e dos recursos oferecidos pela instituição na qual se situa o programa.

Biografia do Autor

THALITA MELO DE SOUZA MEDEIROS, Universidade Federal de Tocantins

Mestre em Educação - UFT

MARIA JOSÉ DE PINHO, Universidade Federal de Tocantins

Doutora em Educação pela UFPE

Downloads

Publicado em

2 agosto 2024

Seção

Artigos