“VOZES DE SABEDORIA”: NARRATIVAS DE ACADEMICOS DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE (UMA) DE LAS PALMAS, ESTADO DO TOCANTINS
Resumo
O artigo tem como objetivo investigar o impacto educação nas acadêmicas da Universidade de Maturidade do Tocantins. Ainda busca compreender as motivações, trajetórias e desafios enfrentados por essas mulheres, com o objetivo de enriquecer a compreensão da história educacional local e promover a valorização da aprendizagem ao longo da vida. Os resultados e conclusões do estudo revelam uma experiência enriquecedora e transformadora para os académicos da UMA. Destacam a concretização das aspirações pessoais mesmo em idades avançadas, a promoção da intergeracionalidade que enriquece a aprendizagem e promove uma visão mais ampla da sociedade, superando desafios emocionais e valorizando os direitos das pessoas mais velhas. Além disso, as narrativas destacam os benefícios emocionais, sociais e práticos da educação continuada ao longo da vida, enfatizando a diversidade de temas abordados nas aulas e atividades como fonte de crescimento pessoal e aprendizagem constante. Estes resultados destacam a importância de políticas e práticas inclusivas que garantam o acesso equitativo à educação na idade adulta, bem como a promoção de uma educação significativa e transformadora ao longo da vida, baseada no diálogo interdisciplinar e na valorização da vida e da arte. Ao preservar e documentar as histórias de vida de mulheres académicas, este estudo contribui para uma compreensão mais ampla da história educacional local e para o reconhecimento de experiências, batalhas e vitórias ao longo do tempo, tecendo assim um elo importante no tecido da sociedade