Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos

Autores

  • Flavia Gumieiro Vieira Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual de Maringá
  • Adriana Delmira Mendes Polato Polato Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7869564
Palavras-chave: Dialogismo, Axiologias, Leitura, Tira em Quadrinhos

Resumo

Com base na concepção sociológica e dialógica de linguagem, ancorada nos pressupostos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN 2003; VOLÓCHINOV, 2019), este artigo tem por objetivo principal compreender como os conceitos axiológicos de linguagem – o extraverbal da enunciação, a entonação e os juízos de valor – contribuem para a produção de sentidos na leitura de um enunciado modulado no gênero discursivo tira em quadrinhos, a expandir a consciência socioideológica dos leitores. Para tanto, toma-se como corpus uma tira em quadrinhos e propostas de atividades de leitura presentes em um livro didático de Língua Portuguesa destinado à Educação de Jovens e Adultos - EJA. O trabalho procura demonstrar como as axiologias são trazidas à problematização em sala de aula, ao passo que subsidiam perspectivas expansivas à proposta concretizada no livro didático. Para isso, a compreensão do discurso vivo e valorado em sala de aula é colocado em foco através da abordagem indissociável das dimensões extralinguísticas e linguísticas/semióticas do enunciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Gumieiro Vieira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Letras. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná, Brasil.

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras, área de concentração em Estudos Linguísticos.

Adriana Delmira Mendes Polato Polato, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras, área de concentração em Estudos Linguísticos.

Referências

VIEIRA, Flavia Gumieiro; ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENDES-POLATO, Adriana Delmira. Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos. Revista Letras Raras, v. 12, n. 1, p. 140-157, abr. 2023.

Downloads

Publicado em

29 de abril de 2023

Como Citar

VIEIRA, F. G.; ANGELO, C. M. P.; POLATO, A. D. M. P. Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 140–157, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7869564. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429. Acesso em: 17 jun. 2024.

Seção

Artigos de temas livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)