Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental

Autores

  • João Vicente UnB
  • Maria da Glória Magalhães dos Reis UnB
Palavras-chave: Educação, Leitura, Diversidade Cultural, Direitos Humanos

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i2.670

O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de promover a leitura de obras de ficção em sala de aula e aplicação da Lei nº 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura e história africanas nas escolas públicas brasileiras. A metodologia que foi aplicada é baseada em pesquisa-ação e envolveu a elaboração de uma orientação didático reflexiva (ODR) que foi aplicada em turmas de 6º do Ensino Fundamental, em regime de Educação de Jovens e Adultos no turno noturno em região periférica do Distrito Federal. A obra lida foi Aya de Yopougon de Marguerite Abouet, autora contemporânea de origem marfinense. Trata-se de livro em quadrinhos, publicado originalmente em francês, traduzido para o português e adotado no Programa Nacional Biblioteca na Escola desde 2012. Foram propostas atividades envolvendo a leitura e os discursos produzidos foram analisados e nota-se que a atividade foi profícua para introdução das/dos estudantes na cultura africana e no desenvolvimento da leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vicente, UnB

Universidade de Brasília (UnB) e Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), Brasília. Doutorando em Literatura pela UnB. Professor da SEDF.

Maria da Glória Magalhães dos Reis, UnB

Universidade de Brasília (UnB), Brasília. Doutora em Letras (Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) pela USP. Professora adjunta IV. UnB – Pós-Lit.

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

VICENTE, J. .; REIS, M. da G. M. dos . Leituras sobre áfrica: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 2, p. 27–47, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1717. Acesso em: 17 jun. 2024.

Seção

Estudos de línguas e literaturas africanas