Formação de professores de línguas para fins de internacionalização do ensino superior: as potenciais contribuições de uma rede de comunidades

Autores/as

  • Cibele CORADIN-BAIL Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16813112

Palabras clave:

Formação de professores de línguas, Comunidades de prática, Inglês para fins específicos, Paraná fala idiomas, Internacionalização

Resumen

O crescente interesse pela internacionalização da educação superior, aliado ao reconhecimento do importante papel que a proficiência em outros idiomas desempenha nesse cenário, tem fomentado programas com foco na capacitação linguística das comunidades universitárias brasileiras. Dada a especificidade dos cursos de línguas voltados a propósitos acadêmicos, a formação de professores vem figurando também como objetivo dessas políticas linguísticas. Este estudo busca investigar as práticas de formação continuada de professores de inglês para fins específicos durante a segunda etapa do Programa Paraná Fala Idiomas (Inglês) em uma universidade estadual do Paraná. A pesquisa se ancora em estudos acerca do desenvolvimento profissional no que tange à formação de professores de idiomas, bem como de comunidades de prática e de professores-autores. Os resultados revelam que a produção de material didático, adotada como prática central do grupo, foi a atividade que impulsionou a formação. Para tanto, o grupo associou-se a diferentes comunidades por meio de modalidades formativas diversas em busca de novos conhecimentos. A abordagem de desenvolvimento profissional mostrou-se híbrida, com prevalência de conhecimentos de viés teórico em modalidades emergentes, interrelacionados a conhecimentos de ordem prática nas modalidades permanentes. Indícios da constituição de uma comunidade de prática foram percebidos ao final do processo.

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Citas

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Publicado

2025-06-07

Cómo citar

CORADIN-BAIL, Cibele. Formação de professores de línguas para fins de internacionalização do ensino superior: as potenciais contribuições de uma rede de comunidades. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 3, p. e6315 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16813112. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6315. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

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