Formação de professores de línguas para fins de internacionalização do ensino superior: as potenciais contribuições de uma rede de comunidades
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16813112Palabras clave:
Formação de professores de línguas, Comunidades de prática, Inglês para fins específicos, Paraná fala idiomas, InternacionalizaçãoResumen
O crescente interesse pela internacionalização da educação superior, aliado ao reconhecimento do importante papel que a proficiência em outros idiomas desempenha nesse cenário, tem fomentado programas com foco na capacitação linguística das comunidades universitárias brasileiras. Dada a especificidade dos cursos de línguas voltados a propósitos acadêmicos, a formação de professores vem figurando também como objetivo dessas políticas linguísticas. Este estudo busca investigar as práticas de formação continuada de professores de inglês para fins específicos durante a segunda etapa do Programa Paraná Fala Idiomas (Inglês) em uma universidade estadual do Paraná. A pesquisa se ancora em estudos acerca do desenvolvimento profissional no que tange à formação de professores de idiomas, bem como de comunidades de prática e de professores-autores. Os resultados revelam que a produção de material didático, adotada como prática central do grupo, foi a atividade que impulsionou a formação. Para tanto, o grupo associou-se a diferentes comunidades por meio de modalidades formativas diversas em busca de novos conhecimentos. A abordagem de desenvolvimento profissional mostrou-se híbrida, com prevalência de conhecimentos de viés teórico em modalidades emergentes, interrelacionados a conhecimentos de ordem prática nas modalidades permanentes. Indícios da constituição de uma comunidade de prática foram percebidos ao final do processo.
Descargas
Citas
ALTBACH, Philip. G. Globalization and the University: Realities in an Unequal World. In: FOREST, James. J. F.; ALTBACH, Philip. G. (Eds). International Handbook of Higher Education. Springer International Handbooks of Education, vol 18. Springer, Dordrecht, 2007.
CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; REIS, Simone. Para além da ética burocrática em pesquisa qualitativa envolvendo seres humanos. Alfa: Revista de Linguística, 63 (3). São Paulo. 2019.
COSTA, Everton Vargas da. Eventos de Formação de Professores de Português como Língua Adicional: a organização das práticas e as trajetórias de participação em um estudo interpretativo sobre aprender a ensinar. 2018. 299f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2018.
DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona.; EGRON-POLAK, Eva; HOWARD, Laura. (Eds.) Internationalisation of higher education: A study for the European parliament. 2015. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2015/540370/IPOL_STU(2015)540370_EN.pdf Acesso em: 21 jan 2025.
DE WIT, Hans. Internationalization of Higher Education: the need for a more ethical and qualitative approach. Journal of International Students. 10(1), i-iv, 2020. https://doi.org/10.32674/jis.v10i1.1893
FREEMAN, Donald. Educating Second Language Teachers: The same things done differently. Oxford: OUP, 2016.
GARCEZ, Pedro de Moraes; SCHLATTER, Margarete. Professores-autores-formadores: princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística. In: MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert (Org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.
GUIMARÃES, Felipe Furtado; FINARDI, Kyria Rebeca; CASOTTI, Janayna Bertollo Cozer. Internationalization and Language Policies in Brazil: what is the relationship? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 2, p. 295-327, 2019.
JOHNSON, Karen E. The sociocultural turn and its challenges for L2 teacher education. TESOL Quarterly, v. 40, n. 1, p. 235-257, 2006.
JOHNSON, Karen E. Second language teacher education: a sociocultural perspective. Routledge, 2009.
LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. O sistema de educação superior mundial: entre internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas/Sorocaba, v. 14, n. 3, p.583-610, 2009.
RIO GRANDE DO SUL, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO. Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: SE/DP, 2009.
RIOS, Eliane Segati; NOVELLI, Josimayre; CALVO, Luciana Cabrini Simões (Orgs.). Paraná Fala Idiomas – Inglês: Pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de Estado. Campinas: Pontes Editores, 2021.
SALDAÑA, Johnny. The Coding Manual for Qualitative Researchers. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, Washington DC: SAGE Publications. Second Edition, 2013.
SANCHES, Gabriel Jean. O Programa Paraná Fala Inglês: uma autoetnografia sobre a concepção de língua e uso de material didático em sala de aula. 2019. 162f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
SANTOS, Sulany Silveira dos; TULIO, Mariza; BORGES, Elaine Ferreira do Vale. O Paraná Fala Línguas Estrangeiras/Inglês: início e avanços da UEPG no panorama da internacionalização. In: RIOS, Eliane Segati; NOVELLI, Josimayre; CALVO, Luciana Cabrini Simões (Orgs.). Paraná Fala Idiomas – Inglês: Pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de Estado. Campinas: Pontes Editores, 2021.
SARMENTO, Simone; ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; MORAES FILHO, Waldenor Barros (Org.) Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
SCHWANDT, Thomas A. Three Epistemological Stances for Qualitative Inquiry: Interpretivism, Hermeneutics, and Social Constructionism. In: NK DENZIN; YS LINCOLN (Ed.) Handbook of Qualitative Research. 2nd ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, Inc., 2000, p. 163-188.
STEIN, Sharon. Critical international studies at an impasse: making space for complexity, uncertainty, and complicity in a time of global challenges. Studies in Higher Education, 2021.
WENGER, Étienne. Communities of Practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
WENGER, Étienne. Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. In: Blackmore, Chris (Ed.) Social learning systems and communities of practice. United Kingdom: Springer Verlag and the Open University, 2010.
WENGER-TRAYNER, Etienne; WENGER-TRAYNER, Beverly. Introduction to communities of practice: a brief overview of the concept and its uses. 2015a. Disponível em: https://www.wenger-trayner.com/introduction-to-communities-of-practice/ Acesso em: 19 dez 2024.
WENGER-TRAYNER, Etienne; WENGER-TRAYNER, Beverly. Learning in a landscape of practice: a framework. In: WENGER-TRAYNER, Etienne; FENTON O’CREEVY, Mark; KUBIAK, Christopher; HUTCHINSON, Steven; WENGER-TRAYNER, Beverly (Eds). Learning in landscapes of practice: boundaries, identities and knowledgeability in practice-based learning. Abingdon: Routledge, 2015b.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi, 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Letras Raras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.






