Abordagem qualitativa, pesquisa colaborativa e verdades pravdas sobre ensino de língua portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.10116065Résumé
A abordagem qualitativa tem seu destaque por ultrapassar a chamada neutralidade do pesquisador e demais limitações da ciência clássica. Tal abordagem adota vertentes que são responsáveis por esclarecer reflexões e ações de pesquisa, assim como a pesquisa colaborativa, que acontece na parceria entre sujeitos da linguagem na produção conjunta de atos responsáveis (BAKHTIN, 2010), os quais são sempre novos e emergidos de situações histórico-sociais distintas. Por essa razão, é inviável, segundo Bakhtin (2012), que se pense numa verdade única, dentro de um círculo fechado. Nessa perspectiva, frente à multiplicidade de vozes e visões propiciada por investigações qualitativas na vertente da pesquisa colaborativa, proponho, com este estudo, uma reflexão sobre a constituição de verdades pravdas sobre ensino de língua portuguesa sob as orientações metodológicas já mencionadas.Téléchargements
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