Transparência e espetáculo em O Olho da rua de Eliane Brum

O Olho da rua by Eliane Brum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13824931
Palavras-chave: Eliane Brum, O olho da rua, Crítica literária, Crônica-reportagem

Resumo

Este artigo visa analisar a obra O Olho da Rua, (2017) de Eliane Brum, a partir de uma discussão sobre as crônicas-reportagem “Casa dos Velhos” e “Um país chamado Brasilândia”. Composto por textos provenientes de reportagens realizadas ao longo de uma década, o livro da escritora gaúcha transita entre a crônica, a reportagem e o ensaio, explorando as vivências de personagens reais em diversas regiões do Brasil. A autora, acompanhada de fotógrafos, registrou os dilemas, dores e descobertas de indivíduos ligados a um espaço específico, ao mesmo tempo em que também refletiu sobre sua própria jornada pessoal. A análise aqui proposta busca dialogar com teóricos como Antônio Cândido, Walter Benjamim, Byung-Chul Han e Paula Sibilia, destacando os pontos de convergência entre a crônica-reportagem de Brum e os conceitos de “sociedade da transparência” e de “espetáculo da intimidade”, de Han e Sibilia, respectivamente. A análise focaliza a pressão pela exposição constante e os efeitos negativos da padronização das experiências individuais. As crônicas-reportagem de Brum ressaltam a importância de repensar os limites da privacidade e a ética da representação na era da cultura do espetáculo

PALAVRAS-CHAVE: Eliane Brum; O olho da rua; Crítica literária; Crônica-reportagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra Camila Marchioro, Centro Universitário Campos Andrade – UNIANDRADE

Doutora em Letras pela UFPR. Atualmente é professora no Programa de Pós-graduação em Teoria Literária da Uniandrade e atua na linha de pesquisa Políticas da Subjetividade com projetos relacionados à lusofonia, escrita de viagem, deslocamentos e conexão entre Brasil/América Latina e Índia. É também pesquisadora nas seguintes áreas: estudos culturais, literatura comparada, literatura brasileira, literatura portuguesa, relações Sul-Sul, literatura de viagem, filosofia e literatura, religião comparada, sociologia relacional. Foi bolsista CAPES/PDSE, na Universidade do Porto (2015) e vencedora do Prêmio Internacional Mário Quartin Graça: melhor tese na área de Ciências Sociais e Humanas, 2019, com a tese "Poesia do Indizível: Cecília Meireles e Camilo Pessanha em Comparação".

Referências

ARRIGUCCI Jr., Davi. Fragmentos sobre a Crônica. In. ARRIGUCCI Jr., Davi. Enigma e comentário. São Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 51-66.

BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 114-119.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. (Obras Escolhidas; v. I). São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRUM, Eliane. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2006.

BRUM, Eliane. Meus desacontecimentos – a história da minha vida com as palavras. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2017.

BRUM, Eliane. O olho da rua: uma repórter em busca da literatura da vida real. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2017

CÂNDIDO, Antônio. A vida ao rés do chão. In: Para gostar de ler: crônicas. V. 5. São Paulo: Ática, 2003, p. 89-99.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. Ouro sobre azul: Rio de Janeiro, 2006.

CARERI, Fransesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2013.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017

MIRANDA, Helena Simões. Um estudo de crônicas-reportagens de Eliane Brum sob uma perspectiva da análise do discurso. 2021. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016

Downloads

Publicado em

22 de outubro de 2024

Como Citar

SANTOS, L. A.; MARCHIORO, C. Transparência e espetáculo em O Olho da rua de Eliane Brum: O Olho da rua by Eliane Brum. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 1, p. e2687, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13824931. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2687. Acesso em: 4 nov. 2024.

Seção

n.1 - 2024 - Dossiê: Estudos linguísticos e literários