Abordagem qualitativa, pesquisa colaborativa e verdades pravdas sobre ensino de língua portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10116065
Palabras clave: Ensaio

Resumen

A abordagem qualitativa tem seu destaque por ultrapassar a chamada neutralidade do pesquisador e demais limitações da ciência clássica. Tal abordagem adota vertentes que são responsáveis por esclarecer reflexões e ações de pesquisa, assim como a pesquisa colaborativa, que acontece na parceria entre sujeitos da linguagem na produção conjunta de atos responsáveis (BAKHTIN, 2010), os quais são sempre novos e emergidos de situações histórico-sociais distintas. Por essa razão, é inviável, segundo Bakhtin (2012), que se pense numa verdade única, dentro de um círculo fechado. Nessa perspectiva, frente à multiplicidade de vozes e visões propiciada por investigações qualitativas na vertente da pesquisa colaborativa, proponho, com este estudo, uma reflexão sobre a constituição de verdades pravdas sobre ensino de língua portuguesa sob as orientações metodológicas já mencionadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Professor substituto de Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade de Pernambuco (UPE/Garanhuns).

Citas

ANDRÉ, M. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 2008.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n, 2, p. 221-236, 2003.

DE GRANDE, P. B. O pesquisador interpretativo e a postura ética em pesquisas em Linguística Aplicada. Eletras, v. 23, n.23, p. 11-27, dez. 2011.

HORIKAWA, A. Y. Pesquisa colaborativa: uma construção compartilhada de instrumentos. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 18, p. 22-42, 2008.

IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora. 2008.

LEFFA, V. J. Aprendizagem de línguas mediada por computador. In: LEFFA, V, J. (Org.). Pesquisa em linguística Aplicada: Temas e métodos. Pelotas: EDUCAT, 2006, p. 5-30.

ROHLING, N. As bases epistêmicas da análise dialógica do discurso na pesquisa qualitativa em linguística aplicada. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 15, p. 44-60, 2014.

SILVA JÚNIOR, S. N.; SANTANA, W. K. F. Abordagem dialógica no ensino de língua portuguesa: táticas para se desviar do método formal. Humanidades & Inovação, v. 7, p. 284-293, 2020.

SILVA JÚNIOR, S. N. Produção oral sistematizada em atividades didáticas de língua portuguesa: um trabalho colaborativo no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, 2019.

VOLOCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

ZOZZOLI, R. M. D. Linguística Aplicada como campo multidimensional e dialógico: um percurso no tempo-espaço de uma universidade do Nordeste. (no prelo).

ZOZZOLI, R. M. D. Transdisciplinaridade e plurivocidade. In: SOUTO MAIOR, R. C.; ZOZZOLI, R. M. D.; SILVA, G. A.; OLIVEIRA, E. V. M.; LUZ, L. S. F.; SILVA JÚNIOR, S. N.; AZAMBUJA, K. B. B. (Orgs.). Estudos discursivos das práticas de linguagem. Tutoia: Diálogos, 2020, p. 619-631.

ZOZZOLI, R. M. D. Produção e autonomia relativa na aprendizagem de línguas. In: LEFFA, V, J. (Org.). Pesquisa em linguística Aplicada: Temas e métodos. Pelotas: EDUCAT, 2006, p. 54-84.

Publicado

mayo 29, 2021

Cómo citar

JÚNIOR, S. N. da S. Abordagem qualitativa, pesquisa colaborativa e verdades pravdas sobre ensino de língua portuguesa. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 2, p. 269–277, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10116065. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1977. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Ensaios

Artículos similares

     

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.