(Shadow of) The Raven:uma adaptação intermidiática da literatura para a música
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1828
Este estudo tem como objetivo estabelecer diálogos teóricos e analíticos entre os estudos de intermidialidade e de adaptação na análise do álbum conceitual Shadow of the Raven (2007), da banda estadunidense Nox Arcana, que faz referência às obras de Edgar Allan Poe. Ao considerar a importância de ir além do vetor tradicional literaturacinema e de elaborar uma metalinguagem capaz de abarcar outras arquiteturas textuais, como sugere Hattnher (2010) em relação à circulação da literatura em álbuns conceituais, os estudos de intermidialidade colaboram para pensarmos o papel das convergências entre diferentes mídias na produção de sentidos; além disso, contribuem também para superarmos uma leitura binária das transposições midiáticas nas adaptações (DINIZ, 2018). A partir da construção de um conhecimento compartilhado entre abordagens teóricas e interesses de pesquisa, esboçamos um ensaio inicial sobre a passagem de um meio predominantemente verbal, o literário, para um meio auditivo e não alfabético, o musical-instrumental. O aporte que fundamenta nossas discussões está baseado em teóricos dos estudos da adaptação (HATTNHER, 2010; HUTCHEON, 2011; MILTON, 2015), dos estudos de intermidialidade (RAJEWSKY, 2005; CLÜVER, 2006; DINIZ, 2018) e da música (WISNIK, 1989; SHUKER, 2002)
Downloads
Referências
ART GALLERY OF ONTARIO (AGO). Guillermo del Toro: at home with monsters. Organized by
the Art Gallery of Ontario, Los Angeles County Museum of Art, and Minneapolis Institute of Art.
Toronto, 2017.
BACH, J. S. Tocatta e fuga em ré menor. Opus BWV 565. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=z69C2Jqp42Q . Acesso em 23 mai. 2020.
BEETHOVEN, L. V. Sonata para piano nº 14 (Moonlight Sonata), Opus 27, nº 2. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=4Tr0otuiQuU . Acesso em 19 mai. 2020.
BLACK SABBATH. Black Sabbath. In: Black Sabbath [1 CD (38:12min)]. Londres: Vertigo, 1970.
BULHÕES, M., OLIVEIRA, M. Não tenho lágrimas. Intérprete: Paulinho da Viola. In: PAULINHO
DA VIOLA. Eu canto samba [1 LP. Faixa 5] São Paulo: RCA, 1989.
CARPENTER, J. Halloween Theme. In: Halloween (Original Motion Picture Soundtrack) [1 LP
(33:43 min)]. New York: Columbia records, 1979.
CASTLE, T. Phantasmagoria: Spectral Technology and the Metaphorics of Modern Reverie.
Critical Inquiry, vol. 15, nº. 1, p. 26-61. 1988. Disponível em:
https://www.jstor.org/stable/1343603?read-now=1&seq=1 . Acesso em: 26 mai. 2020.
CLÜVER, C. Inter textus/ inter artes/ inter media. Aletria: Revista de Estudos de Literatura. Belo
Horizonte, v. 6, 2006. p. 11-42. Disponível em:
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1357. Acesso em 20 mai. 2020.
DINIZ, T. F. N. Intermidialidade: perspectivas no cinema. Rumores, v. 12, n. 24, p. 41-60, 20 dez.
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.143597. Acesso em: 12 jan. 2020.
FISH, S. Is there a text in this class. Trad. Rafael Eugenio Hoyos-Andrade. Alfa: São Paulo, 36,
p. 189-206, 1992.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de janeiro: LTC, 2008 [1973].
HATTNHER, A. L. Quem mexeu no meu texto? Observações sobre a literatura e sua adaptação
para outros suportes textuais. Revista Brasileira de Literatura Comparada. v. 16, p. 145-155,
Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/122303. Acesso em 18 abr. 2020.
HUTCHEON, L. A theory of adaptation. Revised edition with Siobhan O’Flynn’s epilogue. New
York: Routledge, 2013.
______ . Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Ed. UFSC, 2011.
IEDEMA, R. Multimodality, resemiotization: extending the analysis of discourse as multi-semiotic
practice. Visual Communication, v. 2, nº. 1, p. 29-57, 2003.
KRACIUK, J. The concept album as a form of intermediality [online]. [S.I.], 2013. Disponível em:
https://www.academia.edu/8899068/The_Concept_Album_as_a_Form_of_Intermediality. Acesso
em: 18 mai. 2020.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo Rouanet.
São Paulo: Edições Loyola, 2007.
MERRIAM-WEBSTER. Dicionário online. Disponível em: https://www.merriam-webster.com.
Acesso em 26 mai. 2020.
MILTON, J. Tradução & adaptação. In: AMORIM, L. M., RODRIGUES, C.C., STUPIELLO, E.
(orgs). Tradução & perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo:
Cultura Acadêmica, p. 17-43, 2015.
MONTE MÓR, W. Letramentos críticos e expansão de perspectivas: diálogos sobre práticas. In:
JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. R.; MONTE MÓR, W. Letramentos em prática na Formação
Inicial de Professores de Inglês. Campinas: Pontes Editores, p. 315-335, 2018.
MUSIC STREET JOURNAL. Nox Arcana Interviewed by Gary Hill [online]. [S.I.], 2006. Disponível
em: http://musicstreetjournal.com/interviews_display.cfm?id=100086 . Acesso em 18 mai. 2020.
NOX ARCANA. Blackthorn Asylum [1 CD (64 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2009.
______ . Grimm Tales. [1 CD (66 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2009.
______ . Shadow of the Raven [1 CD (63 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2007.
______ . Carnival of lost souls [1 CD (63 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2006.
______ . Transylvania [1 CD (56 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2005.
______ . Necronomicon [1 CD (50 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2004.
POE, E. A. The Raven. In: Edgar Allan Poe: Complete Tales and Poems. New Jersey: Castle
Books, 2002.
RAJEWSKY, I. O. Intermediality, Intertextuality, and Remediation: a Literary Perspective on
Intermediality. Intermédialités: histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques, nº 6, p.
– 64, 2005. Doi: http://dx.doi.org/10.7202/1005505ar
REED. L. The raven [2 CDs (125:04 min)]. [S.I.] Sire Records, 2003.
SEPULTURA. A-lex [1 CD (54:15 min)]. Hanôver: Steamhammer/SPV, 2009.
SHUKER, R. Popular music: the key concepts. London and New York: Routledge, 2002.
TAYLOR, B. Absent Subjects and Empty Centers: Eichendorff’s Romantic Phantasmagoria and
Schumann’s Liederkreis, Op. 39. 19th-Century Music, vol. 40, no. 3, p. 201–222, 2017.
THE WHO. Tommy [1 CD (75:15 min)]. Londres: Track Records, 1969.
WEBBER, A. L., HART, C. The phantom of the opera. Intérprete: Sarah Brightman e Steve
Harley. In: SARAH BRIGHTMAN. The phantom of the opera [1 CD]. Polydor Records, 1986.
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2ª ed. São Paulo: Companhia
das Letras, 2002.
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.