Decolonialidade e ensino de línguas: perspectivas e desafios para a construção do conhecimento corporificado no cenário político atual

Autores

  • Fernando da Silva Pardo Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Decolonialidade, Políticas educacionais, Formação de professores, Conhecimento corporificado, Ensino de línguas

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1422

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as recentes políticas públicas e educacionais brasileiras e a tentativa de naturalização da ideologia dos grupos dominantes, em detrimento à legitimação da pluralidade epistemológica de grupos marginalizados e/ou contrários a tal pensamento uniformizador. A partir das teorias de decolonialidade (CASTRO-GÓMEZ; GROSFOGUEL, 2007; LANDER, 2005; MIGNOLO, 2009; MORENO, 2005; SOUSA SANTOS, 2010), discuto as relações de submissão, subordinação e exclusão promovidas pelas políticas educacionais recentes. Em seguida, busco problematizar o papel da educação para o desenvolvimento da criticidade e da construção do conhecimento corporificado, isto é, construído a partir de corpos atravessados por diferentes identidades culturais, sociais, linguísticas, de raça e de gênero, e concluo ressaltando a importância do ensino da língua inglesa como uma tarefa política que desenvolva o questionamento, o pensamento crítico e o respeito à diversidade epistemológica.

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Biografia do Autor

Fernando da Silva Pardo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (2018), pelo Departamento de Letras
Modernas da Universidade de São Paulo (USP); Docente na área de Letras/Inglês do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Cubatão.

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Publicado em

10 de outubro de 2023

Como Citar

PARDO, F. da S. . Decolonialidade e ensino de línguas: perspectivas e desafios para a construção do conhecimento corporificado no cenário político atual. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 200–221 / Eng. 198, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1434. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades