(Shadow of) The Raven:uma adaptação intermidiática da literatura para a música

Autores/as

Palabras clave: Estudos da adaptação, Estudos de intermidialidade, Literatura, Música, Shadow of the Raven

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1828

Este estudo tem como objetivo estabelecer diálogos teóricos e analíticos entre os estudos de intermidialidade e de adaptação na análise do álbum conceitual Shadow of the Raven (2007), da banda estadunidense Nox Arcana, que faz referência às obras de Edgar Allan Poe. Ao considerar a importância de ir além do vetor tradicional literaturacinema e de elaborar uma metalinguagem capaz de abarcar outras arquiteturas textuais, como sugere Hattnher (2010) em relação à circulação da literatura em álbuns conceituais, os estudos de intermidialidade colaboram para pensarmos o papel das convergências entre diferentes mídias na produção de sentidos; além disso, contribuem também para superarmos uma leitura binária das transposições midiáticas nas adaptações (DINIZ, 2018). A partir da construção de um conhecimento compartilhado entre abordagens teóricas e interesses de pesquisa, esboçamos um ensaio inicial sobre a passagem de um meio predominantemente verbal, o literário, para um meio auditivo e não alfabético, o musical-instrumental. O aporte que fundamenta nossas discussões está baseado em teóricos dos estudos da adaptação (HATTNHER, 2010; HUTCHEON, 2011; MILTON, 2015), dos estudos de intermidialidade (RAJEWSKY, 2005; CLÜVER, 2006; DINIZ, 2018) e da música (WISNIK, 1989; SHUKER, 2002)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liliam Cristina Marins, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Literatura pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Professora permanente do
Programa de Pós-graduação em Letras da referida instituição.

Fernando da Silva Pardo, Universidade de São Paulo

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (2018). Professor do curso de Letras do Instituto
Federal de São Paulo (IFSP).

Citas

ART GALLERY OF ONTARIO (AGO). Guillermo del Toro: at home with monsters. Organized by

the Art Gallery of Ontario, Los Angeles County Museum of Art, and Minneapolis Institute of Art.

Toronto, 2017.

BACH, J. S. Tocatta e fuga em ré menor. Opus BWV 565. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=z69C2Jqp42Q . Acesso em 23 mai. 2020.

BEETHOVEN, L. V. Sonata para piano nº 14 (Moonlight Sonata), Opus 27, nº 2. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=4Tr0otuiQuU . Acesso em 19 mai. 2020.

BLACK SABBATH. Black Sabbath. In: Black Sabbath [1 CD (38:12min)]. Londres: Vertigo, 1970.

BULHÕES, M., OLIVEIRA, M. Não tenho lágrimas. Intérprete: Paulinho da Viola. In: PAULINHO

DA VIOLA. Eu canto samba [1 LP. Faixa 5] São Paulo: RCA, 1989.

CARPENTER, J. Halloween Theme. In: Halloween (Original Motion Picture Soundtrack) [1 LP

(33:43 min)]. New York: Columbia records, 1979.

CASTLE, T. Phantasmagoria: Spectral Technology and the Metaphorics of Modern Reverie.

Critical Inquiry, vol. 15, nº. 1, p. 26-61. 1988. Disponível em:

https://www.jstor.org/stable/1343603?read-now=1&seq=1 . Acesso em: 26 mai. 2020.

CLÜVER, C. Inter textus/ inter artes/ inter media. Aletria: Revista de Estudos de Literatura. Belo

Horizonte, v. 6, 2006. p. 11-42. Disponível em:

http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1357. Acesso em 20 mai. 2020.

DINIZ, T. F. N. Intermidialidade: perspectivas no cinema. Rumores, v. 12, n. 24, p. 41-60, 20 dez.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.143597. Acesso em: 12 jan. 2020.

FISH, S. Is there a text in this class. Trad. Rafael Eugenio Hoyos-Andrade. Alfa: São Paulo, 36,

p. 189-206, 1992.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de janeiro: LTC, 2008 [1973].

HATTNHER, A. L. Quem mexeu no meu texto? Observações sobre a literatura e sua adaptação

para outros suportes textuais. Revista Brasileira de Literatura Comparada. v. 16, p. 145-155,

Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/122303. Acesso em 18 abr. 2020.

HUTCHEON, L. A theory of adaptation. Revised edition with Siobhan O’Flynn’s epilogue. New

York: Routledge, 2013.

______ . Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Ed. UFSC, 2011.

IEDEMA, R. Multimodality, resemiotization: extending the analysis of discourse as multi-semiotic

practice. Visual Communication, v. 2, nº. 1, p. 29-57, 2003.

KRACIUK, J. The concept album as a form of intermediality [online]. [S.I.], 2013. Disponível em:

https://www.academia.edu/8899068/The_Concept_Album_as_a_Form_of_Intermediality. Acesso

em: 18 mai. 2020.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo Rouanet.

São Paulo: Edições Loyola, 2007.

MERRIAM-WEBSTER. Dicionário online. Disponível em: https://www.merriam-webster.com.

Acesso em 26 mai. 2020.

MILTON, J. Tradução & adaptação. In: AMORIM, L. M., RODRIGUES, C.C., STUPIELLO, E.

(orgs). Tradução & perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo:

Cultura Acadêmica, p. 17-43, 2015.

MONTE MÓR, W. Letramentos críticos e expansão de perspectivas: diálogos sobre práticas. In:

JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. R.; MONTE MÓR, W. Letramentos em prática na Formação

Inicial de Professores de Inglês. Campinas: Pontes Editores, p. 315-335, 2018.

MUSIC STREET JOURNAL. Nox Arcana Interviewed by Gary Hill [online]. [S.I.], 2006. Disponível

em: http://musicstreetjournal.com/interviews_display.cfm?id=100086 . Acesso em 18 mai. 2020.

NOX ARCANA. Blackthorn Asylum [1 CD (64 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2009.

______ . Grimm Tales. [1 CD (66 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2009.

______ . Shadow of the Raven [1 CD (63 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2007.

______ . Carnival of lost souls [1 CD (63 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2006.

______ . Transylvania [1 CD (56 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2005.

______ . Necronomicon [1 CD (50 min)]. Strongsville: Monolith Graphics, 2004.

POE, E. A. The Raven. In: Edgar Allan Poe: Complete Tales and Poems. New Jersey: Castle

Books, 2002.

RAJEWSKY, I. O. Intermediality, Intertextuality, and Remediation: a Literary Perspective on

Intermediality. Intermédialités: histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques, nº 6, p.

– 64, 2005. Doi: http://dx.doi.org/10.7202/1005505ar

REED. L. The raven [2 CDs (125:04 min)]. [S.I.] Sire Records, 2003.

SEPULTURA. A-lex [1 CD (54:15 min)]. Hanôver: Steamhammer/SPV, 2009.

SHUKER, R. Popular music: the key concepts. London and New York: Routledge, 2002.

TAYLOR, B. Absent Subjects and Empty Centers: Eichendorff’s Romantic Phantasmagoria and

Schumann’s Liederkreis, Op. 39. 19th-Century Music, vol. 40, no. 3, p. 201–222, 2017.

THE WHO. Tommy [1 CD (75:15 min)]. Londres: Track Records, 1969.

WEBBER, A. L., HART, C. The phantom of the opera. Intérprete: Sarah Brightman e Steve

Harley. In: SARAH BRIGHTMAN. The phantom of the opera [1 CD]. Polydor Records, 1986.

WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2ª ed. São Paulo: Companhia

das Letras, 2002.

Publicado

septiembre 26, 2023

Cómo citar

MARINS, L. C. .; PARDO, F. da S. . (Shadow of) The Raven:uma adaptação intermidiática da literatura para a música. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 3, p. Port. 72–91 / Eng. 73, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1204. Acesso em: 24 nov. 2024.

Sección

Dossiê: Intermidialidade e referências intermidiáticas