(Shadow of) The Raven:uma adaptação intermidiática da literatura para a música
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1828
Este estudo tem como objetivo estabelecer diálogos teóricos e analíticos entre os estudos de intermidialidade e de adaptação na análise do álbum conceitual Shadow of the Raven (2007), da banda estadunidense Nox Arcana, que faz referência às obras de Edgar Allan Poe. Ao considerar a importância de ir além do vetor tradicional literaturacinema e de elaborar uma metalinguagem capaz de abarcar outras arquiteturas textuais, como sugere Hattnher (2010) em relação à circulação da literatura em álbuns conceituais, os estudos de intermidialidade colaboram para pensarmos o papel das convergências entre diferentes mídias na produção de sentidos; além disso, contribuem também para superarmos uma leitura binária das transposições midiáticas nas adaptações (DINIZ, 2018). A partir da construção de um conhecimento compartilhado entre abordagens teóricas e interesses de pesquisa, esboçamos um ensaio inicial sobre a passagem de um meio predominantemente verbal, o literário, para um meio auditivo e não alfabético, o musical-instrumental. O aporte que fundamenta nossas discussões está baseado em teóricos dos estudos da adaptação (HATTNHER, 2010; HUTCHEON, 2011; MILTON, 2015), dos estudos de intermidialidade (RAJEWSKY, 2005; CLÜVER, 2006; DINIZ, 2018) e da música (WISNIK, 1989; SHUKER, 2002)
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