Letramento multimodal crítico em perspectiva decolonial: revisitando a pesquisa de mestrado cinco anos depois

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8354214
Palavras-chave: Ensaio

Resumo

Neste ensaio, problematizo a pesquisa de Mestrado cujas lacunas acerca da imagem da mulher nas charges analisadas e nos redesenhos produzidos por discentes de 9º anos só foram visibilizadas após incursões em leituras de base decolonial. Para tanto, dialogo com Grada Kilomba (2019), Oyèrónké Oyěwùmí (2019), Viviane Resende (2019) e Ramón Grosfoguel (2016) e constato o eurocentrismo nas estruturas de saber/poder/ser.

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Biografia do Autor

Adriana dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Linguística Aplicada (UECE), mestra em Letras (UERN), graduada em Letras (UFC) e
professora de Língua Portuguesa (SEDUC/CE). Fortaleza / Ceará / Brasil.

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Publicado em

31 de março de 2022

Como Citar

PEREIRA, A. dos S. Letramento multimodal crítico em perspectiva decolonial: revisitando a pesquisa de mestrado cinco anos depois. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 1, p. 204–218, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8354214. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1095. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Ensaios

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