Atividades de língua(gem) no livro didático: a tira cômica em foco
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.186
O livro didático de português (LDP) constitui-se em um instrumento cultural que responde a diferentes contextos de exigências, como, por exemplo, aqueles voltados para o planejamento e implementação de currículo. Trazemos neste texto reflexões sobre o “como” as unidades LDP do 6º. ano
trabalham a tira cômica nas atividades de língua(gem) como propõem os PCNs (1998). O corpus desta pesquisa é um livro da Scipione (TERRA; CAVALLETE, 2009), recorte de uma pesquisa maior em que se procura analisar, O referencial teórico que sustentará a análise são os estudos, sobretudo, de Rojo e Batista (2003), que discutem os propósitos do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Em
relação ao gênero, a teoria de Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (2004). Ramos (2010) respalda o gênero tira cômica. A metodologia utilizou-se de levantamento bibliográfico, por meio de análise das unidades do livro que compõe o corpus. Pelo estudo realizado até o momento, observou-se que se torna fundamental, no processo de ensino-aprendizagem, uma reflexão sobre as atividades de língua(gem) propostas nos LDP, a partir das tiras cômicas, que não podem ser apenas um pretexto para o ensino da gramática normativa, mas sim um gênero capaz de levar o educando a pensar na língua oral e escrita como meios de interação social.
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