Atividades de língua(gem) no livro didático: a tira cômica em foco

Autores/as

  • Sandro Luis da SILVA UNIFESP
Palabras clave: Ensino-aprendizagem, Gênero, Livro didático, Multimodalidade, Tira cômica

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.186

O livro didático de português (LDP) constitui-se em um instrumento cultural que responde a diferentes contextos de exigências, como, por exemplo, aqueles voltados para o planejamento e implementação de currículo. Trazemos neste texto reflexões sobre o “como” as unidades LDP do 6º. ano
trabalham a tira cômica nas atividades de língua(gem) como propõem os PCNs (1998). O corpus desta pesquisa é um livro da Scipione (TERRA; CAVALLETE, 2009), recorte de uma pesquisa maior em que se procura analisar, O referencial teórico que sustentará a análise são os estudos, sobretudo, de Rojo e Batista (2003), que discutem os propósitos do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Em
relação ao gênero, a teoria de Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (2004). Ramos (2010) respalda o gênero tira cômica. A metodologia utilizou-se de levantamento bibliográfico, por meio de análise das unidades do livro que compõe o corpus. Pelo estudo realizado até o momento, observou-se que se torna fundamental, no processo de ensino-aprendizagem, uma reflexão sobre as atividades de língua(gem) propostas nos LDP, a partir das tiras cômicas, que não podem ser apenas um pretexto para o ensino da gramática normativa, mas sim um gênero capaz de levar o educando a pensar na língua oral e escrita como meios de interação social.

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Publicado

octubre 22, 2023

Cómo citar

SILVA, S. L. da . Atividades de língua(gem) no livro didático: a tira cômica em foco. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, n. 2, p. 34–51, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1859. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Dossiê Linguística: Ensino de Línguas