Atividades de língua(gem) no livro didático: a tira cômica em foco
Palabras clave:
Ensino-aprendizagem, Gênero, Livro didático, Multimodalidade, Tira cômicaResumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.186
O livro didático de português (LDP) constitui-se em um instrumento cultural que responde a diferentes contextos de exigências, como, por exemplo, aqueles voltados para o planejamento e implementação de currículo. Trazemos neste texto reflexões sobre o “como” as unidades LDP do 6º. ano
trabalham a tira cômica nas atividades de língua(gem) como propõem os PCNs (1998). O corpus desta pesquisa é um livro da Scipione (TERRA; CAVALLETE, 2009), recorte de uma pesquisa maior em que se procura analisar, O referencial teórico que sustentará a análise são os estudos, sobretudo, de Rojo e Batista (2003), que discutem os propósitos do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Em
relação ao gênero, a teoria de Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (2004). Ramos (2010) respalda o gênero tira cômica. A metodologia utilizou-se de levantamento bibliográfico, por meio de análise das unidades do livro que compõe o corpus. Pelo estudo realizado até o momento, observou-se que se torna fundamental, no processo de ensino-aprendizagem, uma reflexão sobre as atividades de língua(gem) propostas nos LDP, a partir das tiras cômicas, que não podem ser apenas um pretexto para o ensino da gramática normativa, mas sim um gênero capaz de levar o educando a pensar na língua oral e escrita como meios de interação social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.






