Grassou e Frenhofer: obra-prima conhecida ou desconhecida?

Auteurs

Mots-clés : Literatura, Letras

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1794 O Artigo escrito pelo Prof. Dr. Alain Philippe Durand coloca em oposição duas obras do escritor Honoré de Balzac: Le chef-d'œuvre inconnu e Pierre Grassou, para fazer uma reflexão sobre o ato da criação artistica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Izabel Dal Pont, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Graduada em Letras Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Especialista em Tecnologia de Informação e Gestão Empresarial pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (1996). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Pesquisadora especialista em telecomunicações com atuação no SistemaTelebrás, GVT, Embratel (1979-2005). Experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura atuando principalmente nos seguintes temas: escritura e pintura. Revisora de textos traduzidos do francês e do italiano.

Marilene do Espírito Santo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2001), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade CESUSC (2006), especialização em Direito Processual Penal pela Universidade do Vale do Itajaí (2006), mestrado pelo Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (2010), na área de concentração Fundamentos do Direito Positivo, Professora de Direito Penal na Universidade do Vale do Itajaí (2003-2013), graduanda em Letras- Francês na Universidade Federal de Santa Catarina, Advogada.

Références

BARDÈCHE, M. Introduction. Pierre Grassou. In: BALZAC, H. Œuvres complètes . Vol. 4. Paris: CHH, 1969. p.69-72.

BEEBE, M. The Lesson of Balzac’s artist. Criticism v.2, n.3, (1960): p.221-241.

BESSER, G. Balzac’s concept of Genius. Genève: Droz, 1969.

BONARD, O. La Peinture dans la création balzacienne. Genève: Droz, 1969.

MARTIN, W. Gerard Dou. London: George Bell and sons, 1902.

MASSOL-BÉDOIN, C. L’Artiste ou l’imposture: le secret du ‘Chef-d’œuvre inconnu’ de Balzac. Romantisme 54.4 (1986): p.44-47.

MEININGER, A-M. Introduction. Pierre Grassou. In: BALZAC, H. La Comédie humaine. Vol. 6. Ed.Pierre-Georges Castex. Bibliothèque de la Pléiade. Paris: Gallimard, 1977. p.1079-1089

PASCO, A. H. Balzacian montage. Configuring La Comédie humaine. Toronto: Toronto UP, 1991

WURMSER, A. La Comédie inhumaine. Paris: 1970.

Publiée

octobre 8, 2023

Comment citer

PONT, I. D. .; SANTO, M. do E. .; DURAND, A.-P. . Grassou e Frenhofer: obra-prima conhecida ou desconhecida?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 4, p. Port. 303–317, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1371. Acesso em: 23 nov. 2024.

Rubrique

Traduções

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

    

Articles similaires

       

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.