Literatura infanto - juvenil para a valorização da Cultura Negra

Autores/as

  • Laila Vilela Vellozo Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0001-6870-5822
  • Dagmar Mello e Silva Universidade Federal Fluminense
  • Ruth Maria Mariani Braz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10135726
Palabras clave: Literatura infanto-juvenil, Formação de leitor, Inclusão, Diversidade

Resumen

A literatura é um produto cultural. Devemos estar atentos ao que é oferecido aos estudantes, de forma que escola e literatura caminhem juntas para formação humana amparadas em valores de respeito à diversidade, às diferenças e à inclusão. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de livros de literatura infanto-juvenil cujas narrativas, atendam princípios de uma formação leitora, atenta aos Direitos Humanos. Assim, fizemos a seleção de dez obras que tratam de temas relacionados à Diversidade e Inclusão de forma a apoiar o desenvolvimento de oficinas de leitura voltadas para crianças do 1º segmento do ensino. Este estudo descritivo, qualitativo, de cunho pedagógico é definido como uma pesquisa que envolve o planejamento e a implementação de interferências (mudanças, inovações pedagógicas). A seleção foi realizada a partir dos títulos e do conteúdo que tratavam: as questões étnico-raciais. Como produto, apresentamos um catálogo online com as indicações de obras literárias que contribuam para a formação do leitor na perspectiva aqui apontadas A partir de Freire e Foucault, verificamos que a literatura, nas escolas, pode agenciar modos de rupturas com práticas discursivas – jogos de verdade – que naturalizam modos de existência, excluindo os que não se enquadram nessas exigências naturalizadas por determinados discursos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laila Vilela Vellozo, Universidade Federal Fluminense

Mestre em diversidade Inclusão pela Universidade Federal Fluminense Possui graduação em Pedagogia
pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Pós-Graduação em Psicopedagogia pela AVM-Faculdade
Integrada/ Cândido Mendes (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação
Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente é professora de Núcleo Comum do Colégio Pedro II.

Dagmar Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu
em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental. É professora permanente do Curso de
Mestrado em Diversidade e Inclusão. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia
assistivas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades
educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu
em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental. É professora permanente do Curso de 
Mestrado em Diversidade e Inclusão. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia
assistivas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho.

Citas

AGUIAR, V. T. de. Leitura literária para crianças brasileiras: Das fontes às margens. In: SOUZA, Renata Junqueira de; TAGLIARI, Berta Lúcia (Orgs.). Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2011.

AMADO, J. Zumbi, o menino que nasceu e morreu livre. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática Scipione, 2018.

ARAÚJO, D. C. de As relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 61-76, maio/jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/v34n69/0104-4060-er-34-69-61.pdf Acesso em 08/11/2020

AZEVEDO, R. Formação de leitores e razões para a Literatura In SOUZA, Renata Junqueira de. (org.) Caminhos para a formação do leitor. São Paulo, DCL, 2004. Artigo disponível em: http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Formacao-de-leitores1.pdf Acesso em 26/04/2020

AZEVEDO, R. Conto popular, literatura e formação de leitores. Revista Releitura. Publicação da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Abril, nº 21, 2007. Disponível em http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf Acesso em 26/04/2020.

BRITTO, L. P. Literatura, Conhecimento e Liberdade. In Nos caminhos da literatura/[realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – São Paulo:Peirópolis, 2008.

CAMPOS, W. R. AMARILHA, M. Literatura Infantil Negra: uma discussão necessária. Revista Cátedra: PUC Rio. 2018. Disponível em http://revista.catedra.puc-rio.br/index.php/literatura-infantil-negra-uma-discussao-necessaria/ . Acesso em 10/11/2020

CHAMBERLIN, M. CHAMBERLIN, R. As panquecas de Mama Panya. 1ª ed. São Paulo: SM Editora, 2005.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COSTA, M. M. da. Metodologia do Ensino da Literatura Infantil. Curitiba. Ibpex.2007

FREIRE, P. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v. 23).

FREIBERGER, R. M. BERBEL, N. A. . A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, 2010, 37.

FUGANTI, L. (2005). A Ética como potência e a moral como servidão. Disponível em http://www.luizfuganti.com.br/escritos/textos/68-etica-como-potencia-e-moral-como-servidao?format=pdf. Acesso em 30 de abril de 2020.

GONÇALVES, H. de Abreu; Manual de metodologia da pesquisa científica. Editora: Avercamp; Edição: 1ª (2005)

GOUVÊA, M. C. S. de. Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.1, p. 77-89, jan. /abr. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a06v31n1.pdf. Acesso em 20/08/2020.

GREGORIN FILHO, N. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. 1.ed. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

LIMA, H. P. Histórias da Preta. 2ªed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

MACHADO, A. M. Histórias africanas. 1ª ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.

MACHADO, A. M. Menina bonita do laço de fita. 9ª ed. São Paulo: Editora Ática Scipione, 2011.

NEFRO, M. Gente de cor, cor de gente. 1ª ed. São Paulo: Quinteto, 2018.

NEVES, A. Obax. 1ªed. São Paulo: Brinque Book, 2010.

ONDJAKI. Ombela – A origem das chuvas. 1ªed. Rio de Janeiro: Pallas Míni, 2014.

PARREIRAS, N. Do ventre ao colo, do som à literatura. Livros para bebês e crianças. 1ª ed. Belo Horizonte: RHJ Editora, 2012

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD. Educação 2019. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf Acesso em 15/07/2020

RAMPAZO, A. A cor de Coraline. 1ºed. Rio de Janeiro: Rocco Pequenos Leitores, 2017.

SACRISTÁN, J. G. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In: ALCUDIA, R. et al. Atenção à diversidade. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2002. P. 13-38

SANDRONI, L. A década de 70 e a renovação da literatura infantil e juvenil. In Nos caminhos da literatura/[realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – São Paulo:Peirópolis,2008.

SÁ, A. L. de. “Reconto”. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro Bregunci (Orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, /Faculdade de Educação, 2014. Disponível: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/reconto, Acesso em: 09 março. 2020.

SILVA, L. C. da; SILVA K. O negro na literatura infanto-juvenil brasileira. Revista Thema. Volume 8, Número Especial. 2011. Disponível em:

http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/106/54. Acesso em 20/08/2020

SILVEIRA, R. M. H.; KIRCHOF, E. R. Literatura infantil e educação: ensinando através de personagens diferentes. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 95, p. 41-52, jan./abr. 2016

TANAKA, B. A história de Chico Rei. 2ªed São Paulo: SM Editora, 2010.

WILLIAM, Rodney. Apropriação cultural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 15ª ed. São Paulo: Global, 2003.

Publicado

mayo 29, 2021

Cómo citar

VELLOZO, L. V.; SILVA, D. M. e; BRAZ, R. M. M. Literatura infanto - juvenil para a valorização da Cultura Negra. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 2, p. 231–251, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10135726. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2014. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Artigos de temas livres