Caminhos percorridos pela literatura infantil - uma revisão bibliográfica
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1381 Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre a literatura infantil, pois no atual momento político que o Brasil vive, onde os livros que utilizamos em salas de aulas são questionados por grupos extremistas, queremos retornar a discussão sobre os caminhos percorridos pela literatura infantil no Brasil. Assim, esse artigo pretendeu ser um convite para refletirmos sobre nossa postura no mundo, utilizando a literatura como um dispositivo que potencializa e sensibiliza nossa capacidade de pensar e refletir sobre a vida numa perspectiva mais ética. Procuramos utilizar os referenciais mais modernos, mas não descartamos as obras primárias, pois entedemos que elas são a base do conhecimento. Obtivemos como resultado que o valor da literatura para qualquer sociedade é imensuravel, pois ajudam na formação de cidadãos mais críticos, nas transformações sociais e nas reformulações de (pre) conceitos. A conclusão que chegamos que a literatura tem uma intencionalidade, e ela poderá contribuir para desnaturalizar discursos excludentes, segregadores e formar cidadãos que contribuam para o respeito e a inclusão, em um movimento que permita reconhecer práticas excludentes que estão no mundoDownloads
Referências
AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a Literatura. 2004. Disponível em http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Formacao-de-leitores1.pdf . Artigo publicado em SOUZA, Renata Junqueira de. (org.) Caminhos para a formação do leitor. 1ª ed. São Paulo: 2004
_____________. Conto popular, literatura e formação de leitores. 2007. Disponível em http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf . Artigo escrito originalmente para o programa educacional “Salto para o futuro” e disponível no site http://www.tvebrasil.com.br/salto). Publicado em Revista Releitura. Publicação da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Abril, nº 21, 2007.
BRITO, Luiz Percival Leme. Literatura, Conhecimento e Liberdade in Novos Caminhos da Literatura / [realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil- São Paulo: Peirópolis;2008, p. 94 - 101
CANDIDO, Antonio, et al. Literatura e sociedade. 2000.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2000.
COSTA, Marta Morais da. Metodologia do Ensino da Literatura Infantil. Curitiba. Ibpex.2007
FREIBERGER, Regiane Müller; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, 2010, 37.
FUGANTI, L. (2005). A Ética como potência e a moral como servidão. Disponível em http://www.luizfuganti.com.br/escritos/textos/68-etica-como-potencia-e-moral-como-servidao?format=pdf. Acesso em 30 de abril de 2018.
GREGORIN FILHO, Nicolau. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. 1.ed. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
NORONHA, Lucélia Fagundes Fernandes. A representação da deficiência na literatura infanto-juvenil nos tempos de inclusão. São Paulo: 2006. Dissertação apresentada à Universidade Presbiteriana Mackenzie.
SANDRONI, Laura. A década de 1970 e a renovação da literatura infantil e juvenil in Novos Caminhos da Literatura / [realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil- São Paulo: Peirópolis;2008, p. 218 – 228.
RIBEIRO, Renato Janine. O Direito de Sonhar CARNEIRO, Maria Luiza Tucci (org.) Minorias silenciadas: a história da censura no Brasil. São Paulo: EDUSP / Imprensa Oficial do Estado / FAPESP, 2002. 614 p
ZILBERMAN. Regina. A literatura infantil na escola. 9ºed. São Paulo: Global,1994
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.