Caminhos percorridos pela literatura infantil - uma revisão bibliográfica

Autores

Palavras-chave: Literatura infanto- juvenil, Formação de leitor, Inclusão, Diversidade

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1381   Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre a literatura infantil, pois no atual momento político que o Brasil vive, onde os livros que utilizamos em salas de aulas são questionados por grupos extremistas, queremos retornar a discussão sobre os caminhos percorridos pela literatura infantil no Brasil. Assim, esse artigo pretendeu ser um convite para refletirmos sobre nossa postura no mundo, utilizando a literatura como um dispositivo que potencializa e sensibiliza nossa capacidade de pensar e refletir sobre a vida numa perspectiva mais ética. Procuramos utilizar os referenciais mais modernos, mas não descartamos as obras primárias, pois entedemos que elas são a base do conhecimento. Obtivemos como resultado que o valor da literatura para qualquer sociedade é imensuravel, pois ajudam na formação de cidadãos mais críticos, nas transformações sociais e nas reformulações de (pre) conceitos. A conclusão que chegamos que a literatura tem uma intencionalidade, e ela poderá contribuir para desnaturalizar discursos excludentes, segregadores e formar cidadãos que contribuam para o respeito e a inclusão, em um movimento que permita reconhecer práticas excludentes que estão no mundo

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Biografia do Autor

Dagmar de Mello e Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado em Educação pela
Universidade Federal Fluminense (2002), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense.

Laila Pinto Vilela, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Pós-Graduação em
Psicopedagogia pela AVM-Faculdade Integrada/ Cândido Mendes (2015). Atualmente é professora de
Núcleo Comum do Colégio Pedro II e Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e
Inclusão da Universidade Federal Fluminense.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu
em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Graduação
em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado em

8 de outubro de 2023

Como Citar

SILVA, D. de M. e .; VILELA, L. P. .; BRAZ, R. M. M. . Caminhos percorridos pela literatura infantil - uma revisão bibliográfica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 4, p. Port. 201–216 / Eng. 202, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1398. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Artigos de temas livres