Caminhos percorridos pela literatura infantil - uma revisão bibliográfica

Auteurs

Mots-clés : Literatura infanto- juvenil, Formação de leitor, Inclusão, Diversidade

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1381   Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre a literatura infantil, pois no atual momento político que o Brasil vive, onde os livros que utilizamos em salas de aulas são questionados por grupos extremistas, queremos retornar a discussão sobre os caminhos percorridos pela literatura infantil no Brasil. Assim, esse artigo pretendeu ser um convite para refletirmos sobre nossa postura no mundo, utilizando a literatura como um dispositivo que potencializa e sensibiliza nossa capacidade de pensar e refletir sobre a vida numa perspectiva mais ética. Procuramos utilizar os referenciais mais modernos, mas não descartamos as obras primárias, pois entedemos que elas são a base do conhecimento. Obtivemos como resultado que o valor da literatura para qualquer sociedade é imensuravel, pois ajudam na formação de cidadãos mais críticos, nas transformações sociais e nas reformulações de (pre) conceitos. A conclusão que chegamos que a literatura tem uma intencionalidade, e ela poderá contribuir para desnaturalizar discursos excludentes, segregadores e formar cidadãos que contribuam para o respeito e a inclusão, em um movimento que permita reconhecer práticas excludentes que estão no mundo

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Dagmar de Mello e Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado em Educação pela
Universidade Federal Fluminense (2002), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense.

Laila Pinto Vilela, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Pós-Graduação em
Psicopedagogia pela AVM-Faculdade Integrada/ Cândido Mendes (2015). Atualmente é professora de
Núcleo Comum do Colégio Pedro II e Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e
Inclusão da Universidade Federal Fluminense.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu
em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Graduação
em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Références

AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a Literatura. 2004. Disponível em http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Formacao-de-leitores1.pdf . Artigo publicado em SOUZA, Renata Junqueira de. (org.) Caminhos para a formação do leitor. 1ª ed. São Paulo: 2004

_____________. Conto popular, literatura e formação de leitores. 2007. Disponível em http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf . Artigo escrito originalmente para o programa educacional “Salto para o futuro” e disponível no site http://www.tvebrasil.com.br/salto). Publicado em Revista Releitura. Publicação da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Abril, nº 21, 2007.

BRITO, Luiz Percival Leme. Literatura, Conhecimento e Liberdade in Novos Caminhos da Literatura / [realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil- São Paulo: Peirópolis;2008, p. 94 - 101

CANDIDO, Antonio, et al. Literatura e sociedade. 2000.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COSTA, Marta Morais da. Metodologia do Ensino da Literatura Infantil. Curitiba. Ibpex.2007

FREIBERGER, Regiane Müller; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, 2010, 37.

FUGANTI, L. (2005). A Ética como potência e a moral como servidão. Disponível em http://www.luizfuganti.com.br/escritos/textos/68-etica-como-potencia-e-moral-como-servidao?format=pdf. Acesso em 30 de abril de 2018.

GREGORIN FILHO, Nicolau. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. 1.ed. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

NORONHA, Lucélia Fagundes Fernandes. A representação da deficiência na literatura infanto-juvenil nos tempos de inclusão. São Paulo: 2006. Dissertação apresentada à Universidade Presbiteriana Mackenzie.

SANDRONI, Laura. A década de 1970 e a renovação da literatura infantil e juvenil in Novos Caminhos da Literatura / [realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil- São Paulo: Peirópolis;2008, p. 218 – 228.

RIBEIRO, Renato Janine. O Direito de Sonhar CARNEIRO, Maria Luiza Tucci (org.) Minorias silenciadas: a história da censura no Brasil. São Paulo: EDUSP / Imprensa Oficial do Estado / FAPESP, 2002. 614 p

ZILBERMAN. Regina. A literatura infantil na escola. 9ºed. São Paulo: Global,1994

Publiée

octobre 8, 2023

Comment citer

SILVA, D. de M. e .; VILELA, L. P. .; BRAZ, R. M. M. . Caminhos percorridos pela literatura infantil - uma revisão bibliográfica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 4, p. Port. 201–216 / Eng. 202, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1398. Acesso em: 21 nov. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres