Literatura infanto - juvenil para a valorização da Cultura Negra
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10135726Abstract
A literatura é um produto cultural. Devemos estar atentos ao que é oferecido aos estudantes, de forma que escola e literatura caminhem juntas para formação humana amparadas em valores de respeito à diversidade, às diferenças e à inclusão. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de livros de literatura infanto-juvenil cujas narrativas, atendam princípios de uma formação leitora, atenta aos Direitos Humanos. Assim, fizemos a seleção de dez obras que tratam de temas relacionados à Diversidade e Inclusão de forma a apoiar o desenvolvimento de oficinas de leitura voltadas para crianças do 1º segmento do ensino. Este estudo descritivo, qualitativo, de cunho pedagógico é definido como uma pesquisa que envolve o planejamento e a implementação de interferências (mudanças, inovações pedagógicas). A seleção foi realizada a partir dos títulos e do conteúdo que tratavam: as questões étnico-raciais. Como produto, apresentamos um catálogo online com as indicações de obras literárias que contribuam para a formação do leitor na perspectiva aqui apontadas. A partir de Freire e Foucault, verificamos que a literatura, nas escolas, pode agenciar modos de rupturas com práticas discursivas – jogos de verdade – que naturalizam modos de existência, excluindo os que não se enquadram nessas exigências naturalizadas por determinados discursosDownloads
References
AGUIAR, V. T. de. Leitura literária para crianças brasileiras: Das fontes às margens. In: SOUZA, Renata Junqueira de; TAGLIARI, Berta Lúcia (Orgs.). Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2011.
AMADO, J. Zumbi, o menino que nasceu e morreu livre. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática Scipione, 2018.
ARAÚJO, D. C. de As relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 61-76, maio/jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/v34n69/0104-4060-er-34-69-61.pdf Acesso em 08/11/2020
AZEVEDO, R. Formação de leitores e razões para a Literatura In SOUZA, Renata Junqueira de. (org.) Caminhos para a formação do leitor. São Paulo, DCL, 2004. Artigo disponível em: http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Formacao-de-leitores1.pdf Acesso em 26/04/2020
AZEVEDO, R. Conto popular, literatura e formação de leitores. Revista Releitura. Publicação da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Abril, nº 21, 2007. Disponível em http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf Acesso em 26/04/2020.
BRITTO, L. P. Literatura, Conhecimento e Liberdade. In Nos caminhos da literatura/[realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – São Paulo:Peirópolis, 2008.
CAMPOS, W. R. AMARILHA, M. Literatura Infantil Negra: uma discussão necessária. Revista Cátedra: PUC Rio. 2018. Disponível em http://revista.catedra.puc-rio.br/index.php/literatura-infantil-negra-uma-discussao-necessaria/ . Acesso em 10/11/2020
CHAMBERLIN, M. CHAMBERLIN, R. As panquecas de Mama Panya. 1ª ed. São Paulo: SM Editora, 2005.
COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2000.
COSTA, M. M. da. Metodologia do Ensino da Literatura Infantil. Curitiba. Ibpex.2007
FREIRE, P. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, P. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v. 23).
FREIBERGER, R. M. BERBEL, N. A. . A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, 2010, 37.
FUGANTI, L. (2005). A Ética como potência e a moral como servidão. Disponível em http://www.luizfuganti.com.br/escritos/textos/68-etica-como-potencia-e-moral-como-servidao?format=pdf. Acesso em 30 de abril de 2020.
GONÇALVES, H. de Abreu; Manual de metodologia da pesquisa científica. Editora: Avercamp; Edição: 1ª (2005)
GOUVÊA, M. C. S. de. Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.1, p. 77-89, jan. /abr. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a06v31n1.pdf. Acesso em 20/08/2020.
GREGORIN FILHO, N. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. 1.ed. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
LIMA, H. P. Histórias da Preta. 2ªed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
MACHADO, A. M. Histórias africanas. 1ª ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
MACHADO, A. M. Menina bonita do laço de fita. 9ª ed. São Paulo: Editora Ática Scipione, 2011.
NEFRO, M. Gente de cor, cor de gente. 1ª ed. São Paulo: Quinteto, 2018.
NEVES, A. Obax. 1ªed. São Paulo: Brinque Book, 2010.
ONDJAKI. Ombela – A origem das chuvas. 1ªed. Rio de Janeiro: Pallas Míni, 2014.
PARREIRAS, N. Do ventre ao colo, do som à literatura. Livros para bebês e crianças. 1ª ed. Belo Horizonte: RHJ Editora, 2012
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD. Educação 2019. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf Acesso em 15/07/2020
RAMPAZO, A. A cor de Coraline. 1ºed. Rio de Janeiro: Rocco Pequenos Leitores, 2017.
SACRISTÁN, J. G. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In: ALCUDIA, R. et al. Atenção à diversidade. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2002. P. 13-38
SANDRONI, L. A década de 70 e a renovação da literatura infantil e juvenil. In Nos caminhos da literatura/[realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – São Paulo:Peirópolis,2008.
SÁ, A. L. de. “Reconto”. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro Bregunci (Orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, /Faculdade de Educação, 2014. Disponível: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/reconto, Acesso em: 09 março. 2020.
SILVA, L. C. da; SILVA K. O negro na literatura infanto-juvenil brasileira. Revista Thema. Volume 8, Número Especial. 2011. Disponível em:
http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/106/54. Acesso em 20/08/2020
SILVEIRA, R. M. H.; KIRCHOF, E. R. Literatura infantil e educação: ensinando através de personagens diferentes. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 95, p. 41-52, jan./abr. 2016
TANAKA, B. A história de Chico Rei. 2ªed São Paulo: SM Editora, 2010.
WILLIAM, Rodney. Apropriação cultural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 15ª ed. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.