Literatura infanto - juvenil para a valorização da Cultura Negra

Auteurs

  • Laila Vilela Vellozo Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0001-6870-5822
  • Dagmar Mello e Silva Universidade Federal Fluminense
  • Ruth Maria Mariani Braz Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.10135726
Mots-clés : Literatura infanto-juvenil, Formação de leitor, Inclusão, Diversidade

Résumé

A literatura é um produto cultural. Devemos estar atentos ao que é oferecido aos estudantes, de forma que escola e literatura caminhem juntas para formação humana amparadas em valores de respeito à diversidade, às diferenças e à inclusão. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de livros de literatura infanto-juvenil cujas narrativas, atendam princípios de uma formação leitora, atenta aos Direitos Humanos. Assim, fizemos a seleção de dez obras que tratam de temas relacionados à Diversidade e Inclusão de forma a apoiar o desenvolvimento de oficinas de leitura voltadas para crianças do 1º segmento do ensino. Este estudo descritivo, qualitativo, de cunho pedagógico é definido como uma pesquisa que envolve o planejamento e a implementação de interferências (mudanças, inovações pedagógicas). A seleção foi realizada a partir dos títulos e do conteúdo que tratavam: as questões étnico-raciais. Como produto, apresentamos um catálogo online com as indicações de obras literárias que contribuam para a formação do leitor na perspectiva aqui apontadas A partir de Freire e Foucault, verificamos que a literatura, nas escolas, pode agenciar modos de rupturas com práticas discursivas – jogos de verdade – que naturalizam modos de existência, excluindo os que não se enquadram nessas exigências naturalizadas por determinados discursos

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Laila Vilela Vellozo, Universidade Federal Fluminense

Mestre em diversidade Inclusão pela Universidade Federal Fluminense Possui graduação em Pedagogia
pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Pós-Graduação em Psicopedagogia pela AVM-Faculdade
Integrada/ Cândido Mendes (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação
Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente é professora de Núcleo Comum do Colégio Pedro II.

Dagmar Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu
em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental. É professora permanente do Curso de
Mestrado em Diversidade e Inclusão. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia
assistivas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades
educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu
em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental. É professora permanente do Curso de 
Mestrado em Diversidade e Inclusão. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia
assistivas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho.

Références

AGUIAR, V. T. de. Leitura literária para crianças brasileiras: Das fontes às margens. In: SOUZA, Renata Junqueira de; TAGLIARI, Berta Lúcia (Orgs.). Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2011.

AMADO, J. Zumbi, o menino que nasceu e morreu livre. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática Scipione, 2018.

ARAÚJO, D. C. de As relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 61-76, maio/jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/v34n69/0104-4060-er-34-69-61.pdf Acesso em 08/11/2020

AZEVEDO, R. Formação de leitores e razões para a Literatura In SOUZA, Renata Junqueira de. (org.) Caminhos para a formação do leitor. São Paulo, DCL, 2004. Artigo disponível em: http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Formacao-de-leitores1.pdf Acesso em 26/04/2020

AZEVEDO, R. Conto popular, literatura e formação de leitores. Revista Releitura. Publicação da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Abril, nº 21, 2007. Disponível em http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf Acesso em 26/04/2020.

BRITTO, L. P. Literatura, Conhecimento e Liberdade. In Nos caminhos da literatura/[realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – São Paulo:Peirópolis, 2008.

CAMPOS, W. R. AMARILHA, M. Literatura Infantil Negra: uma discussão necessária. Revista Cátedra: PUC Rio. 2018. Disponível em http://revista.catedra.puc-rio.br/index.php/literatura-infantil-negra-uma-discussao-necessaria/ . Acesso em 10/11/2020

CHAMBERLIN, M. CHAMBERLIN, R. As panquecas de Mama Panya. 1ª ed. São Paulo: SM Editora, 2005.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COSTA, M. M. da. Metodologia do Ensino da Literatura Infantil. Curitiba. Ibpex.2007

FREIRE, P. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v. 23).

FREIBERGER, R. M. BERBEL, N. A. . A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, 2010, 37.

FUGANTI, L. (2005). A Ética como potência e a moral como servidão. Disponível em http://www.luizfuganti.com.br/escritos/textos/68-etica-como-potencia-e-moral-como-servidao?format=pdf. Acesso em 30 de abril de 2020.

GONÇALVES, H. de Abreu; Manual de metodologia da pesquisa científica. Editora: Avercamp; Edição: 1ª (2005)

GOUVÊA, M. C. S. de. Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.1, p. 77-89, jan. /abr. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a06v31n1.pdf. Acesso em 20/08/2020.

GREGORIN FILHO, N. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. 1.ed. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

LIMA, H. P. Histórias da Preta. 2ªed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

MACHADO, A. M. Histórias africanas. 1ª ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.

MACHADO, A. M. Menina bonita do laço de fita. 9ª ed. São Paulo: Editora Ática Scipione, 2011.

NEFRO, M. Gente de cor, cor de gente. 1ª ed. São Paulo: Quinteto, 2018.

NEVES, A. Obax. 1ªed. São Paulo: Brinque Book, 2010.

ONDJAKI. Ombela – A origem das chuvas. 1ªed. Rio de Janeiro: Pallas Míni, 2014.

PARREIRAS, N. Do ventre ao colo, do som à literatura. Livros para bebês e crianças. 1ª ed. Belo Horizonte: RHJ Editora, 2012

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD. Educação 2019. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf Acesso em 15/07/2020

RAMPAZO, A. A cor de Coraline. 1ºed. Rio de Janeiro: Rocco Pequenos Leitores, 2017.

SACRISTÁN, J. G. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In: ALCUDIA, R. et al. Atenção à diversidade. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2002. P. 13-38

SANDRONI, L. A década de 70 e a renovação da literatura infantil e juvenil. In Nos caminhos da literatura/[realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – São Paulo:Peirópolis,2008.

SÁ, A. L. de. “Reconto”. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro Bregunci (Orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, /Faculdade de Educação, 2014. Disponível: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/reconto, Acesso em: 09 março. 2020.

SILVA, L. C. da; SILVA K. O negro na literatura infanto-juvenil brasileira. Revista Thema. Volume 8, Número Especial. 2011. Disponível em:

http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/106/54. Acesso em 20/08/2020

SILVEIRA, R. M. H.; KIRCHOF, E. R. Literatura infantil e educação: ensinando através de personagens diferentes. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 95, p. 41-52, jan./abr. 2016

TANAKA, B. A história de Chico Rei. 2ªed São Paulo: SM Editora, 2010.

WILLIAM, Rodney. Apropriação cultural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 15ª ed. São Paulo: Global, 2003.

Publiée

mai 29, 2021

Comment citer

VELLOZO, L. V.; SILVA, D. M. e; BRAZ, R. M. M. Literatura infanto - juvenil para a valorização da Cultura Negra. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 2, p. 231–251, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10135726. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2014. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres