As tarefas no ensino do Francês Língua Estrangeira: relação com a realidade e dimensão didática

Autores/as

  • Évelyne Bérard Universidade de Franche – Comté
Palabras clave: Francês Língua Estrangeira

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.401

O QECR (Quadro Europeu Comum de Referência) estabelece uma continuidade com a abordagem comunicativa e funcional na medida em que a dimensão autêntica dos discursos é priorizada, mas igualmente com a ideia de tarefas a cumprir na utilização ou na aprendizagem da língua. A dupla texto/tarefa é um dos elementos-chave da perspectiva acional desenvolvida neste documento europeu. Definiremos essa noção de tarefa e sua relação à linguagem, questionaremos se é operacional propor uma classificação das tarefas e veremos, enfim, qual é a relação entre tarefa, realidade e ensino de uma língua estrangeira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Évelyne Bérard, Universidade de Franche – Comté

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade de Franche – Comté, França. Professora da mesma universidade desde 1989. Diretora do Centro de Linguística Aplicada (CLA) da mesma universidade, entre 2008 e 2013. 

Tradução em português do texto Les tâches dans l’enseignement du FLE: rapport à la réalité e dimension didactique. 2009, feita por Weslin de Jesus Santos Castro que é licenciado em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Sergipe. Professor e coordenador pedagógico da Aliança Francesa de Aracaju. Professor da rede pública de ensino do Estado de Sergipe. e-mail: ws_weslin@yahoo.com.br. telefone: (79) 88515814. Tradução revista por Renilson Santos Oliveira que é doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Mestre pela mesma universidade. Graduado pela Universidade Federal de Sergipe. Professor efetivo de Língua Francesa do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe e coordenador do Curso de Letras:
português/ francês da mesma universidade. e-mail: renilov@ig.com.br

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

BÉRARD, Évelyne . As tarefas no ensino do Francês Língua Estrangeira: relação com a realidade e dimensão didática. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 1, p. 245–255, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1810. Acesso em: 3 jul. 2024.

Sección

Traduções

Artículos similares

       

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.