O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios

Autores

  • Mariana de Normando Lira Universidade Federal de Campina Grande
  • Emily Thaís Barbosa Neves Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Auxiliadora Bezerra Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Planejamento, Concepções, Desafios

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.406

Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar e discutir conceitos e desafios do ato de planejar, tanto do ponto de vista teórico, quanto da prática docente efetiva. Para tanto nos baseamos, teoricamente, em Baffi (2002), Luckesi (2011), Rojo (2001) e Libâneo (2004). Os dados de análise provêm de observações de aulas e respostas a questionário de uma professora de Francês Língua Estrangeira (FLE), que atua em uma escola de idiomas localizada na cidade de Campina Grande-PBOs resultados evidenciaram que a concepção da professora (P1) quanto ao planejamento tem semelhanças com as dos autores e os próprios autores apresentam ideias semelhantes entre si. Características como reflexão, objetivos, “meios para alcançar fins” e considerar o tempo disponível, são abordadas tanto pelos teóricos como por P1. Em relação aos desafios, verificamos que os teóricos apresentam as dificuldades para os planejamentos mais gerais, apontando na maioria das vezes problemas dos professores em relação as suas concepções. Por sua vez, P1 apresenta desafios voltados a sua preocupação com os alunos, como o desafio de se colocar no lugar social deles e de conceber ideias aparentemente criativas que levem os alunos a aprenderem o conteúdo. Assim, pudemos perceber quão importante é o planejamento, em qualquer área, mas especialmente na profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-10-2023

Como Citar

LIRA, Mariana de Normando; NEVES, Emily Thaís Barbosa; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 1, p. 231–244, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.