O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios

Autores/as

  • Mariana de Normando Lira Universidade Federal de Campina Grande
  • Emily Thaís Barbosa Neves Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Auxiliadora Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: Planejamento, Concepções, Desafios

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.406

Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar e discutir conceitos e desafios do ato de planejar, tanto do ponto de vista teórico, quanto da prática docente efetiva. Para tanto nos baseamos, teoricamente, em Baffi (2002), Luckesi (2011), Rojo (2001) e Libâneo (2004). Os dados de análise provêm de observações de aulas e respostas a questionário de uma professora de Francês Língua Estrangeira (FLE), que atua em uma escola de idiomas localizada na cidade de Campina Grande-PBOs resultados evidenciaram que a concepção da professora (P1) quanto ao planejamento tem semelhanças com as dos autores e os próprios autores apresentam ideias semelhantes entre si. Características como reflexão, objetivos, “meios para alcançar fins” e considerar o tempo disponível, são abordadas tanto pelos teóricos como por P1. Em relação aos desafios, verificamos que os teóricos apresentam as dificuldades para os planejamentos mais gerais, apontando na maioria das vezes problemas dos professores em relação as suas concepções. Por sua vez, P1 apresenta desafios voltados a sua preocupação com os alunos, como o desafio de se colocar no lugar social deles e de conceber ideias aparentemente criativas que levem os alunos a aprenderem o conteúdo. Assim, pudemos perceber quão importante é o planejamento, em qualquer área, mas especialmente na profissão docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

LIRA, M. de N. .; NEVES, E. T. B. .; BEZERRA, M. A. . O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 1, p. 231–244, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Artigos de temas livres