Políticas Linguísticas e a mídia

Autores/as

  • Cristina Martins Fargetti UNESP
  • Lincon Luiz Vaneti UNESP
Palabras clave: Mídia, Políticas linguísticas, Línguas indígenas

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.695

Este trabalho busca discutir questões de política linguística no Brasil e a exposição na mídia de assuntos linguísticos, refletindo, inclusive, sobre preconceito. De Pombal aos dias de hoje, algumas decisões governamentais sobre língua(s) e variedades linguísticas são aqui abordadas. Pouco conhecidas pelo público geral, apontam, contudo, para formas de preconceito, e/ou silenciamento, de minorias e, nos tempos modernos,  podem ou não contar com algum tipo de divulgação. Discutimos o caso de veto presidencial ocorrido a um Projeto de Lei, que causou polêmica nos meios acadêmicos, em especial entre os linguistas, embora tal veto tenha tido pouca abordagem na mídia. Ele tratava de medidas para o ensino bilíngue, entre as comunidades indígenas brasileiras, valorizando suas línguas e culturas. Contudo, a mídia pode divulgar muito um assunto de interesse linguístico, como o que mencionamos de uma polêmica sobre um livro didático, apresentando, via de regra, posicionamentos preconceituosos. Assim, algumas razões são apontadas para a heterogeneidade, na mídia, no tratamento de assuntos políticos ligados à linguagem, de forma geral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Martins Fargetti, UNESP

Livre Docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP, SP. Líder do Grupo LINBRA.

Lincon Luiz Vaneti, UNESP

Graduando do Curso de Letras da UNESP, Araraquara. Membro do Grupo LINBRA.

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

FARGETTI, C. M. .; VANETI, L. L. . Políticas Linguísticas e a mídia. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 3, p. 9–24, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1700. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Estudos de línguas e literaturas indígenas