Plurilinguismo: a diversidade que não é abordada nos livros didáticos

Autores

  • Cristina Martins Fargetti UNESP
  • Tayná Gonçalves Miranda UNESP
Palavras-chave: Plurilinguismo, Materiais didáticos, Línguas indígenas

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.699

Este artigo apresenta um breve estudo sobre a crença na homogeneidade linguística no Brasil. Nesse sentido, o objetivo foi analisar se a pluralidade linguística brasileira estava sendo ou não abordada nos materiais didáticos de ensino fundamental e médio e de que maneira as informações sobre o assunto estavam sendo apresentadas aos seus públicos alvos. Focalizamos, exclusivamente, as línguas indígenas de nosso país, embora saibamos que a diversidade linguística vai além delas, incluindo as línguas de imigração (e suas variedades), as línguas de sinais (e suas variedades) e as variedades do português. Nossa escolha, portanto, não esgota o assunto, embora aponte tendências que devam ser tratadas em pesquisa de maior abrangência, mostrando as atitudes presentes nos materiais didáticos, em relação ao conhecimento do que sempre foi marginalizado e discriminado, de maneira geral.  O estudo foi feito através da leitura de artigos, livros, entrevistas e da análise desses materiais e de um material eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Martins Fargetti, UNESP

Livre Docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP,
SP. Líder do Grupo LINBRA.

Tayná Gonçalves Miranda, UNESP

Graduanda do Curso de Letras da UNESP, Araraquara. Membro do Grupo LINBRA.

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

FARGETTI, C. M. .; MIRANDA, T. G. . Plurilinguismo: a diversidade que não é abordada nos livros didáticos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 3, p. 79–88, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1704. Acesso em: 17 abr. 2024.

Seção

Estudos de línguas e literaturas indígenas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)