Plurilinguismo: a diversidade que não é abordada nos livros didáticos

Autores

  • Cristina Martins Fargetti UNESP
  • Tayná Gonçalves Miranda UNESP

Palavras-chave:

Plurilinguismo, Materiais didáticos, Línguas indígenas

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.699

Este artigo apresenta um breve estudo sobre a crença na homogeneidade linguística no Brasil. Nesse sentido, o objetivo foi analisar se a pluralidade linguística brasileira estava sendo ou não abordada nos materiais didáticos de ensino fundamental e médio e de que maneira as informações sobre o assunto estavam sendo apresentadas aos seus públicos alvos. Focalizamos, exclusivamente, as línguas indígenas de nosso país, embora saibamos que a diversidade linguística vai além delas, incluindo as línguas de imigração (e suas variedades), as línguas de sinais (e suas variedades) e as variedades do português. Nossa escolha, portanto, não esgota o assunto, embora aponte tendências que devam ser tratadas em pesquisa de maior abrangência, mostrando as atitudes presentes nos materiais didáticos, em relação ao conhecimento do que sempre foi marginalizado e discriminado, de maneira geral.  O estudo foi feito através da leitura de artigos, livros, entrevistas e da análise desses materiais e de um material eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Martins Fargetti, UNESP

Livre Docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP,
SP. Líder do Grupo LINBRA.

Tayná Gonçalves Miranda, UNESP

Graduanda do Curso de Letras da UNESP, Araraquara. Membro do Grupo LINBRA.

Downloads

Publicado

21-10-2023

Como Citar

FARGETTI, Cristina Martins; MIRANDA, Tayná Gonçalves. Plurilinguismo: a diversidade que não é abordada nos livros didáticos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 3, p. 79–88, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1704. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Estudos de línguas e literaturas indígenas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.