Plurilinguismo: a diversidade que não é abordada nos livros didáticos

Auteurs

  • Cristina Martins Fargetti UNESP
  • Tayná Gonçalves Miranda UNESP
Mots-clés : Plurilinguismo, Materiais didáticos, Línguas indígenas

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.699

Este artigo apresenta um breve estudo sobre a crença na homogeneidade linguística no Brasil. Nesse sentido, o objetivo foi analisar se a pluralidade linguística brasileira estava sendo ou não abordada nos materiais didáticos de ensino fundamental e médio e de que maneira as informações sobre o assunto estavam sendo apresentadas aos seus públicos alvos. Focalizamos, exclusivamente, as línguas indígenas de nosso país, embora saibamos que a diversidade linguística vai além delas, incluindo as línguas de imigração (e suas variedades), as línguas de sinais (e suas variedades) e as variedades do português. Nossa escolha, portanto, não esgota o assunto, embora aponte tendências que devam ser tratadas em pesquisa de maior abrangência, mostrando as atitudes presentes nos materiais didáticos, em relação ao conhecimento do que sempre foi marginalizado e discriminado, de maneira geral.  O estudo foi feito através da leitura de artigos, livros, entrevistas e da análise desses materiais e de um material eletrônico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Cristina Martins Fargetti, UNESP

Livre Docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP,
SP. Líder do Grupo LINBRA.

Tayná Gonçalves Miranda, UNESP

Graduanda do Curso de Letras da UNESP, Araraquara. Membro do Grupo LINBRA.

Publiée

octobre 21, 2023

Comment citer

FARGETTI, C. M. .; MIRANDA, T. G. . Plurilinguismo: a diversidade que não é abordada nos livros didáticos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 3, p. 79–88, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1704. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

Estudos de línguas e literaturas indígenas

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice