Plurilinguismo: a diversidade que não é abordada nos livros didáticos

Authors

  • Cristina Martins Fargetti UNESP
  • Tayná Gonçalves Miranda UNESP
Keywords: Plurilinguismo, Materiais didáticos, Línguas indígenas

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.699

Este artigo apresenta um breve estudo sobre a crença na homogeneidade linguística no Brasil. Nesse sentido, o objetivo foi analisar se a pluralidade linguística brasileira estava sendo ou não abordada nos materiais didáticos de ensino fundamental e médio e de que maneira as informações sobre o assunto estavam sendo apresentadas aos seus públicos alvos. Focalizamos, exclusivamente, as línguas indígenas de nosso país, embora saibamos que a diversidade linguística vai além delas, incluindo as línguas de imigração (e suas variedades), as línguas de sinais (e suas variedades) e as variedades do português. Nossa escolha, portanto, não esgota o assunto, embora aponte tendências que devam ser tratadas em pesquisa de maior abrangência, mostrando as atitudes presentes nos materiais didáticos, em relação ao conhecimento do que sempre foi marginalizado e discriminado, de maneira geral.  O estudo foi feito através da leitura de artigos, livros, entrevistas e da análise desses materiais e de um material eletrônico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristina Martins Fargetti, UNESP

Livre Docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP,
SP. Líder do Grupo LINBRA.

Tayná Gonçalves Miranda, UNESP

Graduanda do Curso de Letras da UNESP, Araraquara. Membro do Grupo LINBRA.

Published

October 21, 2023

How to Cite

FARGETTI, C. M. .; MIRANDA, T. G. . Plurilinguismo: a diversidade que não é abordada nos livros didáticos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 3, p. 79–88, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1704. Acesso em: 22 jul. 2024.

Section

Estudos de línguas e literaturas indígenas

Most read articles by the same author(s)