Análise crítica do gênero carta do leitor no jornal gaúcho Zero Hora
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.953
Realizamos, neste artigo, uma análise crítica da Carta do Leitor veiculada pelo jornal gaúcho Zero Hora, por meio do exame detalhado de sua construção composicional, com o objetivo de verificar em que medida os movimentos e passos retóricos identificados no texto concretizam o propósito social desse gênero. Para isso, nossos referenciais teórico-metodológicos estão fundamentados na concepção sócio-histórica e dialógica da linguagem apresentada por Bakhtin (1997 e 2003) e na Análise de Gênero pela perspectiva da sociorretórica (MILLER, 2009, 2012 e BAZERMAN, 2006). O corpus selecionado para análise constitui-se de 17 Cartas do Leitor publicadas na segunda quinzena do mês de agosto deste ano. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de três movimentos retóricos nas Cartas: contextualização, opinião e fechamento. Os passos que constituem esses movimentos são: contextualização (“explicitar o tema” e “situar o leitor”); opinião (“avaliar” e “justificar o ponto de vista”); fechamento (“enfatizar a opinião”). No segundo e terceiro movimentos das Cartas, constatamos um equilíbrio entre as avaliações positivas e negativas, o que demonstra certo controle por parte da Redação sobre as publicações (em virtude da seleção dos textos).
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.
BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Organizadoras: Angela Paiva Dionisio e Judith Chambliss Hoffnagel. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 19-46.
BEZERRA, M. A. Por que cartas do leitor na sala de aula? In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 208-216.
COSTA, S. G. Cartas de leitores: gênero discursivo porta-voz, porta voz de queixa, crítica e denúncia do jornal O Dia. Soletras – Revista do Departamento de Letras da UERJ, n. 10, p. 28-41, 2005. Disponível em: http://www.filologia.org.br/soletras/10/03.pdf. Acesso em: 22 out 2017.
COSTA, F. B.; FUZER, C. Processo de ensino de produção textual no ensino básico: um relato de experiência. Linguagens & Cidadania, v. 14, p. 1-18, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/23797. Acesso em: 10 out 2017.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 19-36.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MILLER, C. R. Gênero como ação social. In: MILLER, C. R. Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. Organizadoras: Angela Paiva Dionisio e Judith Chambliss Hoffnagel. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009, p. 21-44.
MILLER, C. R. Comunidade retórica: a base cultural dos gêneros. In: DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (orgs). Gênero textual, agência e tecnologia: estudos. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 43-55.
MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005, p. 179-202.
PAIVA, V. L. M. O. E-mail: um novo gênero textual. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004, p. 68-90.
PASSOS, C. M. T. V. dos. As Cartas do Leitor nas revistas Nova Escola e Educação. In: DIONISIO, A. P.; BESERRA, N. da S. (orgs.). Tecendo textos, construindo experiências. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 81-108.
PINTON, F. M. Análise crítica de gênero de reportagens didáticas sobre o ensino de produção textual na revista Nova Escola (2006-2010). 2012. 195 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2012.
SWALES, J. M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, J. M. Research genres: Explorations and applications. Cambridge: CUP, 2004
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.