Da escrita para a escrita: processos de retextualização na carta do leitor

Autores

  • Valfrido da Silva Nunes Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Inez Matoso Silveira Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Retextualização, E-mail, Carta do leitor, Esfera jornalística

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.761

Este artigo tem como finalidade principal encetar uma discussão a respeito do fenômeno da retextualização, partindo do oral para o escrito, na perspectiva de Marcuschi (2010), para se chegar à retextualização entre textos escritos. Tendo como base teórica a Linguística Textual, este estudo caracteriza-se como essencialmente qualitativo, a partir da análise de um gênero que comumente emerge de um processo de retextualização na esfera jornalística: a carta do leitor. Nesse sentido, faz-se um cotejo entre um e-mail enviado pelo leitor do jornal e a sua respectiva publicação na forma de carta no Jornal do Commercio de Pernambuco. Os resultados evidenciam que diferentes operações são realizadas pelo editor do jornal, caracterizando a carta do leitor como um gênero retextualizado, ao mesmo tempo em que se devem considerar as relações de forças e o jogo de interesses aí subjacentes.

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Biografia do Autor

Valfrido da Silva Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Linguística. Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística. Faculdade de Letras.
Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

Maria Inez Matoso Silveira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística. Faculdade de Letras. Universidade Federal de Alagoas, Maceió. Líder do GETEL – Grupo de Estudos do Texto e da Leitura: perspectivas interdisciplinares

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Publicado em

16 de outubro de 2023

Como Citar

NUNES, V. da S. .; SILVEIRA, M. I. M. . Da escrita para a escrita: processos de retextualização na carta do leitor. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 2, p. 115–131, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1626. Acesso em: 26 dez. 2024.

Seção

Artigos de temas livres