A gordofobia no gênero notícia em uma análise textual-discursiva da representação discursiva e da responsabilidade enunciativa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8170002Resumo
Este artigo analisa o modo como se manifesta a representação discursiva (Rd) e a (não) assunção da responsabilidade enunciativa (RE) em uma notícia sobre um episódio de gordofobia publicada na revista Claudia, em fevereiro de 2020, considerando a gestão dos pontos de vista (PDV) no texto pelo locutor-enunciador primeiro (L1/E1).Para isso, articulamos os planos de análise do texto e do discurso, com foco nas dimensões semântico-pragmática, enunciativa e sociodiscursiva, sob a ancoragem da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2019, 2011, 2010) e dateoria do ponto de vista (RABATEL, 2016a, 2016b). O trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo de caso, seguindo uma abordagem qualitativa, e norteou-se pelas seguintes categorias: a referenciação e a modificação, para análise das Rd; as modalidades e as indicações de quadros mediadores, para análise da RE; as formações sociodiscursivas e o interdiscurso, para compreensão da posição ideológica do L1/E1 e da relação entre as vozes reportadas no texto. Na análise, mostramos que a gestão das vozes pelo L1/E1 é, de um lado, prototípico do gênero notícia, nos momentos em que essa instância discursiva focaliza outros enunciadores e atribui a eles a responsabilidade pelo conteúdo dos PDV; mas, de outro lado, as escolhas lexicais (referenciais e modificadores), aorganização dos signos linguísticos (verbais e imagéticos) orientam argumentativamente o texto, conduzindo ointerpretante a perceber as diferentes Rd e os elos de responsabilização do L1/E1 com o PDV da vítima do episódio de gordofobia e com aqueles que se manifestaram em seu apoio e acolhimento.
Downloads
Referências
ADAM, Jean-Michel. Textos, tipos e protótipos. Tradução: Mônica Magalhães Cavalcante [et al]. São Paulo: Contexto, 2019.
ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: uma introdução à análise textual dos discursos. Tradução: Maria das Graças Soares Rodrigues, Luis Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. Revisão Técnica: João Gomes das Silva Neto. 2 ed. revisada e aumentada. São Paulo: Cortez, 2011.
ADAM, Jean-Michel. Por uma colaboração das ciências do estabelecimento do texto (genética, filologia, tradução). In: ______.et al. (Orgs.). Análises textuais e discursivas – metodologias e aplicações. São Paulo: Contexto, 2010a, p. 15-43.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 5. ed. Editora Hucitec Annablume. São Paulo, 2002.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução: Angela M. S. Corrêa. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l'énonciation. Opérations et représentations (t1). Paris: Ophrys, 1990.
GUENTCHÉVA, Zlatka. Manifestations de la catégorie du médiatif dans temps du français. Langue Française. n. 102,1994, p. 8-23.
NEVES, Janete dos S. Bessa. Corre voz no jornalismo do início do século XX: estudo semântico-enunciativo do Correio Braziliense e da Gazeta de Lisboa. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios de procedimentos. 7 ed. Campinas, Pontes, 2007.
PASSEGGI, Luis et al. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: LEITE, Marli Quadros; BENTES, Anna Christina. (Orgs.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010, p. 262-312.
AUTOR, Nome. Título do trabalho. Ano. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PPGEL, Natal, Ano.
RABATEL, Alain. Pour une lecture linguistique et critique des médias: empathie, éthique, point(s) de vue: Lambert-Lucas, Limoges, 2017.
RABATEL, Alain. Homo narrans: por uma abordagem enunciativa e interacionista da narrativa. Tradução: Maria das Graças Soares Rodrigues, Luís Passeggi, João Gomes da Silva neto. São Paulo: Contexto, 2016a.
RABATEL, Alain. Os desafios das posturas enunciativas e de sua utilização emdidática. Tradução: Weslin de Jesus Santos Castro. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 12, p. 191-233, jul./dez. 2016b. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1328/1089. Acesso em: 26 fev. 2021.
RABATEL, Alain. O papel do enunciador na construção interacional dos pontos de vista. In: EMEDIATO, Wander. (Org.). A construção da opinião na mídia. Tradução: Wander Emeditato.
Belo Horizonte: FALE/UFMG, Núcleo de Análise do Discurso, 2013, p. 19-66.
RABATEL, Alain. Prise em charge et imputation, ou la prise em charge à responsabilité limitée... Langue Française – La notion de prise em charge em linguistique, n. 162, jun, 2009, p. 71-87. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-langue-francaise-2009-2-page-71.htm. Acesso em: 06 jun. 2022.
VOLÓCHINOV, Valentim. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLOCHÍNOV, Valentin; BAKHTIN, Mikhail. A palavra na vida e na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In: ______. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. Tradução e revisão: Allan Tadeu Puglise et al. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. p. 147-181.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.