A gordofobia no gênero notícia em uma análise textual-discursiva da representação discursiva e da responsabilidade enunciativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8170002
Palavras-chave: Notícia, Pontos de vista, Representação discursiva, Responsabilidade enunciativa, Gordofobia

Resumo

Este artigo analisa o modo como se manifesta a representação discursiva (Rd) e a (não) assunção da responsabilidade enunciativa (RE) em uma notícia sobre um episódio de gordofobia publicada na revista Claudia, em fevereiro de 2020, considerando a gestão dos pontos de vista (PDV) no texto pelo locutor-enunciador primeiro (L1/E1).Para isso, articulamos os planos de análise do texto e do discurso, com foco nas dimensões semântico-pragmática, enunciativa e sociodiscursiva, sob a ancoragem da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2019, 2011, 2010) e dateoria do ponto de vista (RABATEL, 2016a, 2016b). O trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo de caso, seguindo uma abordagem qualitativa, e norteou-se pelas seguintes categorias: a referenciação e a modificação, para análise das Rd; as modalidades e as indicações de quadros mediadores, para análise da RE; as formações sociodiscursivas e o interdiscurso, para compreensão da posição ideológica do L1/E1 e da relação entre as vozes reportadas no texto. Na análise, mostramos que a gestão das vozes pelo L1/E1 é, de um lado, prototípico do gênero notícia, nos momentos em que essa instância discursiva focaliza outros enunciadores e atribui a eles a responsabilidade pelo conteúdo dos PDV; mas, de outro lado, as escolhas lexicais (referenciais e modificadores), aorganização dos signos linguísticos (verbais e imagéticos) orientam argumentativamente o texto, conduzindo ointerpretante a perceber as diferentes Rd e os elos de responsabilização do L1/E1 com o PDV da vítima do episódio de gordofobia e com aqueles que se manifestaram em seu apoio e acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Guimarães de Godoy e Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros/RN, e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Professora de língua inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão/PE).

Rosângela Alves dos Santos Bernardino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN,Brasil. Professora adjunto no Departamento de Letras Estrangeiras, atuando na área de Linguística, naUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros, RN.

Maria Eliete de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil. Professora adjunto VI do Departamento de Letras Estrangeiras, atuando na área de Linguística, naUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros, RN.

Referências

ADAM, Jean-Michel. Textos, tipos e protótipos. Tradução: Mônica Magalhães Cavalcante [et al]. São Paulo: Contexto, 2019.

ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: uma introdução à análise textual dos discursos. Tradução: Maria das Graças Soares Rodrigues, Luis Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. Revisão Técnica: João Gomes das Silva Neto. 2 ed. revisada e aumentada. São Paulo: Cortez, 2011.

ADAM, Jean-Michel. Por uma colaboração das ciências do estabelecimento do texto (genética, filologia, tradução). In: ______.et al. (Orgs.). Análises textuais e discursivas – metodologias e aplicações. São Paulo: Contexto, 2010a, p. 15-43.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 5. ed. Editora Hucitec Annablume. São Paulo, 2002.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução: Angela M. S. Corrêa. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l'énonciation. Opérations et représentations (t1). Paris: Ophrys, 1990.

GUENTCHÉVA, Zlatka. Manifestations de la catégorie du médiatif dans temps du français. Langue Française. n. 102,1994, p. 8-23.

NEVES, Janete dos S. Bessa. Corre voz no jornalismo do início do século XX: estudo semântico-enunciativo do Correio Braziliense e da Gazeta de Lisboa. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios de procedimentos. 7 ed. Campinas, Pontes, 2007.

PASSEGGI, Luis et al. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: LEITE, Marli Quadros; BENTES, Anna Christina. (Orgs.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010, p. 262-312.

AUTOR, Nome. Título do trabalho. Ano. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PPGEL, Natal, Ano.

RABATEL, Alain. Pour une lecture linguistique et critique des médias: empathie, éthique, point(s) de vue: Lambert-Lucas, Limoges, 2017.

RABATEL, Alain. Homo narrans: por uma abordagem enunciativa e interacionista da narrativa. Tradução: Maria das Graças Soares Rodrigues, Luís Passeggi, João Gomes da Silva neto. São Paulo: Contexto, 2016a.

RABATEL, Alain. Os desafios das posturas enunciativas e de sua utilização emdidática. Tradução: Weslin de Jesus Santos Castro. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 12, p. 191-233, jul./dez. 2016b. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1328/1089. Acesso em: 26 fev. 2021.

RABATEL, Alain. O papel do enunciador na construção interacional dos pontos de vista. In: EMEDIATO, Wander. (Org.). A construção da opinião na mídia. Tradução: Wander Emeditato.

Belo Horizonte: FALE/UFMG, Núcleo de Análise do Discurso, 2013, p. 19-66.

RABATEL, Alain. Prise em charge et imputation, ou la prise em charge à responsabilité limitée... Langue Française – La notion de prise em charge em linguistique, n. 162, jun, 2009, p. 71-87. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-langue-francaise-2009-2-page-71.htm. Acesso em: 06 jun. 2022.

VOLÓCHINOV, Valentim. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLOCHÍNOV, Valentin; BAKHTIN, Mikhail. A palavra na vida e na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In: ______. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. Tradução e revisão: Allan Tadeu Puglise et al. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. p. 147-181.

Downloads

Publicado em

12 de outubro de 2022

Como Citar

VASCONCELOS, R. G. de G. e .; BERNARDINO, R. A. dos S.; QUEIROZ, M. E. de. A gordofobia no gênero notícia em uma análise textual-discursiva da representação discursiva e da responsabilidade enunciativa. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 241–269, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8170002. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/916. Acesso em: 25 maio. 2024.

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)