Atenção conjunta, multimodalidade e L2 em enlace científico na literatura: uma revisão integrativa

Autores/as

  • Simone Frye UNICAP
  • Renata Fonte Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
  • Antônio Henrique Moraes Universidade Federal de Rondonópolis - UFR; Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13824694
Palabras clave: Atenção Conjunta, Aquisição de L2, Gestos, Multimodalidade

Resumen

Este artigo é uma revisão integrativa e contempla o entrelaçamento dos construtos teóricos relativos à aquisição de L2 e atenção conjunta. Propôs-se, como objetivo geral, investigar trabalhos científicos nacionais e internacionais sobre os referidos temas, incluindo publicações no intervalo dos anos 2002 a 2023. Especificamente, objetivou-se sintetizar os dados obtidos, identificar contextos privilegiados, reconhecer os tipos de gestos mais abordados, verificar a faixa etária priorizada e os idiomas mais recorrentes. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teóricos sobre multimodalidade desenvolvidos por Kendon, McNeill, Cavalcante, Fonte, entre outros; em pesquisas sobre aquisição de L2 de Stam, Grosjean, Moraes; e em estudos referentes à atenção conjunta nas obras de Tomasello, Carpenter, Costa Filho, entre outros. A metodologia abrange uma revisão integrativa da literatura e compreendeu a seleção de descritores e busca em nove bases de dados, cuja amostra constituiu levantamento de estudos investigativos nacionais e internacionais. Buscas por referências na literatura da área foram guiadas por critérios de exclusão e de inclusão. Como resultado, evidenciaram-se dois estudos relativos ao cruzamento dos temas em esfera nacional e dez obras integram todo o escopo dos critérios de inclusão em âmbito internacional. Alcançamos os objetivos da pesquisa ao investigar estudos, sintetizar dados, identificar que o contexto privilegiado foi o de educação superior no nível de graduação, reconhecer que os gestos dêiticos tiveram maior ocorrência em domínio nacional, os adultos foram o grupo priorizado e o inglês foi o idioma mais estudado. A contribuição científica reside na validação do empoderamento que a atenção conjunta oferece à linguagem, seu caráter essencial para a aquisição e enriquecimento de novas pesquisas na área.

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Biografía del autor/a

Renata Fonte, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE, Brasil; doutora em Linguística; professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL/ UNICAP.

Antônio Henrique Moraes, Universidade Federal de Rondonópolis - UFR; Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE, Brasil; doutor em Ciências da Linguagem; professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL/ UNICAP; Professor-Pesquisador | Letras - Língua Inglesa, UFR - Universidade Federal de Rondonópolis.

Citas

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Publicado

septiembre 22, 2024

Cómo citar

FRYE, S.; FONTE, R.; MORAES, A. H. . Atenção conjunta, multimodalidade e L2 em enlace científico na literatura: uma revisão integrativa . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 1, p. e1282 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13824694. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1282. Acesso em: 23 nov. 2024.

Sección

n.1 - 2024 - Dossiê: Estudos linguísticos e literários