A construção da narrativa em textos produzidos por estudantes com e sem TDAH

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DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8172382
Palavras-chave: TDAH, Atenção, Linguagens, Texto, Narrativa

Resumo

Com esta pesquisa, verificamos o desempenho de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, divididos em dois grupos: i. sujeitos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e ii. com alto nível de atenção e sem esse Transtorno, comparativamente, em suas produções de texto narrativo escrito, quando submetidos às mesmas condições de produção. No âmbito do texto, analisamos alguns dos aspectos de sua construção e organização, como: estrutura narrativa, percepção de elementos de um texto fonte, universo de referência, unidade temática, progressão textual, propósito comunicativo, relevância informativa, relação entre textos. O nosso propósito, com esta investigação, foi comparar o desempenho destes dois grupos de estudantes, a fim de verificar possíveis diferenças de desempenho entre eles e buscar evidências que possam explicá-las. Deste modo, buscamos responder a estas questões: há diferença no desempenho linguístico entre os estudantes com TDAH e os estudantes com nível de atenção alto? O desempenholinguístico de estudantes com TDAH é inferior ao de estudantes com nível de atenção alto? Em que medida o déficit deatenção pode contribuir para que o desempenho linguístico dos portadores de TDAH não seja eficiente? Adotamos alguns procedimentos metodológicos ligados à pesquisa quase-experimental e ligados à abordagem qualitativa de investigação. Buscamos fundamentação, basicamente, na literatura sobre o TDAH (BARKLEY, 2008, DUPAUL, George J., STONER,Gary, 2007, DSM-5) e nos estudos sobre o texto e as práticas de linguagem (BEAUGRANDE, 1997, ANTUNES 2010, BRONCKART, 1999), e na proposta de estrutura da narrativa encontrada em Labov e Waletsky (1968) e Labov (1972). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há diferenças no desempenho entre os grupos de informantes na produção detexto escrito. Todavia, os indícios não confirmam nossa hipótese inicial de que os alunos com TDAH têm desempenhoinferior ao dos alunos sem o transtorno. Verificamos que, em alguns aspectos, o desempenho de GCA é melhor do que odesempenho de GET, mas, em outros, GET tem melhor desempenho; e há, também, desempenho idêntico em algunsoutros aspectos analisados.

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Biografia do Autor

Renata Amaral de Matos Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Renata Amaral de Matos Rocha se define como uma pessoa inquieta e inventadeira. Nascida nas Minas Gerais, costuma confidenciar que aprecia um bom café com pão de queijo, uma boa prosa e um bom livro, bem comoa companhia terna de seus dois filhos, Alice e Juninho. A professora conta que sua cabeça é povoada por palavras e que, delas e por meio delas, desenvolve seus trabalhos, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. É doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG e atua profissionalmente como docente e pesquisadora do Núcleo de Letras, no CentroPedagógico (CP-UFMG), onde tem estudos no campo da literatura e educação antirracista, das narrativas dejovens e adultos (EJA) e das metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado em

12 de outubro de 2022

Como Citar

ROCHA, R. A. de M. A construção da narrativa em textos produzidos por estudantes com e sem TDAH. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 270–303, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8172382. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/917. Acesso em: 25 maio. 2024.

Seção

Artigos