Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8173491
Keywords: Reparo, Análise da conversa, Preconceito linguístico

Abstract

O presente trabalho visa analisar os processos de reparo e sua ligação com o preconceito linguístico em um vídeo humorístico publicado na rede social Tik Tok. Nesse sentido, para descrever o fenômeno de reparo (GARCEZ, 2008,LODER, 2008) é importante destacar que os participantes em interação demonstram articulações de análises comunicacionais. O fenômeno do reparo é importante para a interpretação em relação à correção na fala-eminteração, na medida em que o reparo se refere às práticas que os participantes usam para sanar problemas ouobstáculos na fala ou compreensão da fala. No entanto, ao recorrer à correção da fala do outro, o ouvinte acaba criando um problema de comunicação maior do que aquele ao qual tentava resolver, demonstrando seu julgamento de rejeição no que diz respeito à produção de fala do outro.Enfatiza-se, no presente trabalho, que os estudos sobrereparo na fala-em-interação se deram no campo dos estudos da Análise da Conversa, entre estudiosos que se interessam nas ações cotidianas na vida das pessoas. Dessa forma, a base empírica deste trabalho focalizará osconceitos da Análise da Conversa e dos fenômenos de reparo em um vídeo, em forma de musical, de uma conversaespontânea publicado em uma página da rede social Tik Tok. Conclui-se que as mídias digitais podem agir comoferramenta de disseminação da noção de “erro”, por vezes de forma humorística, práticas que fortalecem opreconceito, como o linguístico.

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Author Biographies

Geicilayne Tavares Pelayes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do curso de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Linguística Aplicadapela Faculdade Única de Ipatinga e Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Venda Novado Imigrante (FAVENI). Atua como professora da Rede Estadual de Ensino de Alagoas. Atuou como tutorano curso de Letras na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Rosyelly de Araújo Cavalcante, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda em Linguística (UFPE), Mestre (2018) em Letras pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Nacional em Letras PROFLETRAS pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (2010) pela Universidade de Pernambuco – UPE. Graduada em Letras (2008) pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA. Pesquisadora noGrupo de Estudos em Análise e Descrição Linguística (GEADLin) vinculado à Universidade de Pernambuco–UPE.

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Published

October 12, 2022

How to Cite

PELAYES, G. T.; CAVALCANTE, R. de A. Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 364–376, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8173491. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/899. Acesso em: 21 dec. 2024.

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