Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8173491Abstract
O presente trabalho visa analisar os processos de reparo e sua ligação com o preconceito linguístico em um vídeo humorístico publicado na rede social Tik Tok. Nesse sentido, para descrever o fenômeno de reparo (GARCEZ, 2008,LODER, 2008) é importante destacar que os participantes em interação demonstram articulações de análises comunicacionais. O fenômeno do reparo é importante para a interpretação em relação à correção na fala-eminteração, na medida em que o reparo se refere às práticas que os participantes usam para sanar problemas ouobstáculos na fala ou compreensão da fala. No entanto, ao recorrer à correção da fala do outro, o ouvinte acaba criando um problema de comunicação maior do que aquele ao qual tentava resolver, demonstrando seu julgamento de rejeição no que diz respeito à produção de fala do outro.Enfatiza-se, no presente trabalho, que os estudos sobrereparo na fala-em-interação se deram no campo dos estudos da Análise da Conversa, entre estudiosos que se interessam nas ações cotidianas na vida das pessoas. Dessa forma, a base empírica deste trabalho focalizará osconceitos da Análise da Conversa e dos fenômenos de reparo em um vídeo, em forma de musical, de uma conversaespontânea publicado em uma página da rede social Tik Tok. Conclui-se que as mídias digitais podem agir comoferramenta de disseminação da noção de “erro”, por vezes de forma humorística, práticas que fortalecem opreconceito, como o linguístico.
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