Construções de silêncio em Pedro Páramo, de Juan Rulfo
Abstract
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1760 Este artigo parte da premissa de que os silêncios são componentes de qualquer linguagem e, portanto, se encontram também no texto literário. Impregnado de silêncios, o romance Pedro Páramo, de Juan Rulfo, não revela todo o seu campo de significação na superfície da narrativa, mas apresenta sentidos velados e profundos. Todo o discurso desse texto artístico é construído de forma inovadora. Trata-se de uma linguagem rebuscada e poética na qual se percebe uma hábil construção de silêncios. A partir de tais constatações, este artigo tem como objetivo analisar a importância dos silêncios no romance de modo a destacar suas contribuições para o campo de significação da obra. Compreende-se por silêncio não o vazio ou a ausência de palavras, mas a mobilidade dos sentidos, pois o silêncio pode significar independentemente da palavra. O artigo encontra-se ancorado nos estudos de teóricos como Eni Orlandi (2007), Michele F. Sciacca (1967); Bellini (2008), Eric Nepomuceno (2008), Luzia B. Tofalini (2018); Ibrahim Yamakawa (2017), dentre outros. A partir desse referencial teórico, realiza-se uma reflexão acerca dos silêncios construídos em Pedro Páramo, especialmente focalizando categorias narrativas como enredo, narrador, espaço, tempo e linguagem, dando destaque às lacunas do dizível, a ocorrência de silêncio na obra de Juan Rulfo e como a utilização desse recurso contribui para a construção de sentidos.Downloads
References
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 4. ed. revista e ampliada. Tradução, Notas e Prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
BELLINI, G. Función del silencio en "Pedro Páramo". Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2008. Disponível em: [http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/funcion-del-silencio-en-pedro-paramo--0/html/837e8d3f-00cb-4660-aae0-119aecf3a085_6.html#inicio]. Acesso em: 16 fev. 2020.
CUNHA, D. Silêncio: comunicação do ser. Petrópolis, RJ: Vozes, 1981.
NEPOMUCENO, E. Prefácio: Anotações sobre um gigante silencioso. In: RULFO, Juan. Pedro Páramo. Tradução e prefácio de Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: BestBolso, 2008.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
PEGORARO, O. A. Relatividade dos modelos: ensaios filosóficos. Petrópolis: Vozes, 1979.
RULFO, J. Pedro Páramo. Tradução e prefácio de Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: BestBolso, 2008.
SCIACCA, M. F. Silêncio e palavra. Tradução de Maria Teresa Pasquini e Flávio Loureiro Chaves. Edições da Faculdade de Filosofia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1967.
TACCA, O. As vozes do romance. Coimbra: Livraria Almedina, 1983.
TOFALINI, L. A. B. A primazia do silêncio: Jerusalém de Gonçalo M. Tavares. In: Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 10, n.1, p. 159-175, jan./jun. 2018.
YAMAKAWA, I A. Aprender a rezar na era da técnica: as formas do silêncio e os silêncios das formas. 2017. 188 f. Dissertação. (Mestrado em Estudos Literários) Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.