Construções de silêncio em Pedro Páramo, de Juan Rulfo

Autores/as

Palabras clave: Silêncio, Construção de sentidos, Pedro Páramo, Juan Rulfo

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1760   Este artigo parte da premissa de que os silêncios são componentes de qualquer linguagem e, portanto, se encontram também no texto literário. Impregnado de silêncios, o romance Pedro Páramo, de Juan Rulfo, não revela todo o seu campo de significação na superfície da narrativa, mas apresenta sentidos velados e profundos. Todo o discurso desse texto artístico é construído de forma inovadora. Trata-se de uma linguagem rebuscada e poética na qual se percebe uma hábil construção de silêncios. A partir de tais constatações, este artigo tem como objetivo analisar a importância dos silêncios no romance de modo a destacar suas contribuições para o campo de significação da obra. Compreende-se por silêncio não o vazio ou a ausência de palavras, mas a mobilidade dos sentidos, pois o silêncio pode significar independentemente da palavra. O artigo encontra-se ancorado nos estudos de teóricos como Eni Orlandi (2007), Michele F. Sciacca (1967); Bellini (2008), Eric Nepomuceno (2008), Luzia B. Tofalini (2018); Ibrahim Yamakawa (2017), dentre outros. A partir desse referencial teórico, realiza-se uma reflexão acerca dos silêncios construídos em Pedro Páramo, especialmente focalizando categorias narrativas como enredo, narrador, espaço, tempo e linguagem, dando destaque às lacunas do dizível, a ocorrência de silêncio na obra de Juan Rulfo e como a utilização desse recurso contribui para a construção de sentidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luzia Aparecida Berloffa Tofalini, Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis). Fez Pós-Doutorado Na
Universidade de São Paulo (USP). É professora associada da Universidade Estadual de Maringá, PR.
Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM.

Sula Andressa Engelmann, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Atualmente, Professora na rede Municipal de Ensino de Maringá (SEDUC). Atuou como Professora
Colaboradora (CRES) do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR),
campus de Campo Mourão, na área de Teoria Literária e Literatura Brasileira até dezembro de 2019.
Mestre em Letras (UEM, 2017), tendo como área de concentração: Estudos Literários. Graduada em
Pedagogia pela Universidade Internacional do Paraná (Uninter, 2018). Graduada no curso de Letras -
Literaturas Correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2012).

Citas

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 4. ed. revista e ampliada. Tradução, Notas e Prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BELLINI, G. Función del silencio en "Pedro Páramo". Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2008. Disponível em: [http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/funcion-del-silencio-en-pedro-paramo--0/html/837e8d3f-00cb-4660-aae0-119aecf3a085_6.html#inicio]. Acesso em: 16 fev. 2020.

CUNHA, D. Silêncio: comunicação do ser. Petrópolis, RJ: Vozes, 1981.

NEPOMUCENO, E. Prefácio: Anotações sobre um gigante silencioso. In: RULFO, Juan. Pedro Páramo. Tradução e prefácio de Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: BestBolso, 2008.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

PEGORARO, O. A. Relatividade dos modelos: ensaios filosóficos. Petrópolis: Vozes, 1979.

RULFO, J. Pedro Páramo. Tradução e prefácio de Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: BestBolso, 2008.

SCIACCA, M. F. Silêncio e palavra. Tradução de Maria Teresa Pasquini e Flávio Loureiro Chaves. Edições da Faculdade de Filosofia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1967.

TACCA, O. As vozes do romance. Coimbra: Livraria Almedina, 1983.

TOFALINI, L. A. B. A primazia do silêncio: Jerusalém de Gonçalo M. Tavares. In: Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 10, n.1, p. 159-175, jan./jun. 2018.

YAMAKAWA, I A. Aprender a rezar na era da técnica: as formas do silêncio e os silêncios das formas. 2017. 188 f. Dissertação. (Mestrado em Estudos Literários) Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

Publicado

octubre 8, 2023

Cómo citar

TOFALINI, L. A. B. .; ENGELMANN, S. A. . Construções de silêncio em Pedro Páramo, de Juan Rulfo. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 4, p. Port. 252–269 / Esp. 242, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1367. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Artigos de temas livres